Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Cristiane Daniel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Calixto, Patrícia Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-20T19:05:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-20T19:05:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sustentabilidade na educação infantil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida no programa de mestrado em educação profissional e tecnológica (PROFEPT), do IFSUL Charqueadas, RS. Trata-se de uma investigação acerca da percepção das professoras em formação da educação infantil, alunas do Curso Normal de nível médio, sobre o conceito de sustentabilidade, apontando caminhos para a inserção desta temática nos espaços de aprendizagem. A investigação se situa no campo da educação profissional, formação de professores da educação infantil, e teve como ponto problema central: quais intervenções e espaços de aprendizagem poderão proporcionar uma formação mais humana e integral na educação profissional dos futuros professores que atuarão na área da Educação Infantil? O desenvolvimento do trabalho teve como metodologia a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e teve como propósito contribuir para uma reflexão crítica sobre o mundo contemporâneo e o sistema capitalista, vislumbrando meios para a efetivação da educação integral, sob o viés da sustentabilidade. Para isto, foram utilizados como instrumentos questionários e o desenvolvimento de um minicurso, que se configurou no produto educacional desta pesquisa. Em relação a problemática inicial, o estudo apontou que os espaços e intervenções pedagógicas que pretendem proporcionar uma formação integral necessitam, primeiramente, levar em consideração os saberes dos estudantes para, então, promover práticas que permitam a leitura do mundo, do universo infantil e do conhecimento científico sistematizado sobre sustentabilidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
Título: dc.title | Sustentabilidade na Educação Infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_final.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644203/2/produto_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons