Sustentabilidade na Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Cristiane Daniel-
Autor(es): dc.contributor.authorCalixto, Patrícia Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-20T19:05:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-20T19:05:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
identificador: dc.identifier.otherSustentabilidade na educação infantilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644203-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida no programa de mestrado em educação profissional e tecnológica (PROFEPT), do IFSUL Charqueadas, RS. Trata-se de uma investigação acerca da percepção das professoras em formação da educação infantil, alunas do Curso Normal de nível médio, sobre o conceito de sustentabilidade, apontando caminhos para a inserção desta temática nos espaços de aprendizagem. A investigação se situa no campo da educação profissional, formação de professores da educação infantil, e teve como ponto problema central: quais intervenções e espaços de aprendizagem poderão proporcionar uma formação mais humana e integral na educação profissional dos futuros professores que atuarão na área da Educação Infantil? O desenvolvimento do trabalho teve como metodologia a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e teve como propósito contribuir para uma reflexão crítica sobre o mundo contemporâneo e o sistema capitalista, vislumbrando meios para a efetivação da educação integral, sob o viés da sustentabilidade. Para isto, foram utilizados como instrumentos questionários e o desenvolvimento de um minicurso, que se configurou no produto educacional desta pesquisa. Em relação a problemática inicial, o estudo apontou que os espaços e intervenções pedagógicas que pretendem proporcionar uma formação integral necessitam, primeiramente, levar em consideração os saberes dos estudantes para, então, promover práticas que permitam a leitura do mundo, do universo infantil e do conhecimento científico sistematizado sobre sustentabilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Título: dc.titleSustentabilidade na Educação Infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons