Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Matheus Valduga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-10T20:33:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-10T20:33:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Matheus Valduga Martins | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644036 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa dedicou-se a criar um catálogo de álbuns, singles e EP’s musicais brasileiros lançados entre 2017-2019, que debatem temáticas presentes no ensino de História do Brasil desenvolvido para professores de Ensino Médio da educação básica escolar. O catálogo contém vinte (20) produções nacionais trazidas ao público nos três anos apontados. Através das letras, melodias e capas das obras, buscamos conectar eixos temáticos do ensino de História, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pelas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCN). Tratando-se de um estudo de história do tempo presente no qual de maneira interdisciplinar não só professores de História possam utilizar o catálogo, mas das demais licenciaturas das Ciências Humanas. Majoritariamente formado por obras de rap, e com um álbum de rock, as obras do catálogo que selecionadas tem como objetivo dialogar com as temáticas categorizadas em palavras-chaves: desigualdades sociais; pluralidades: cultural, étnica e religiosa; empoderamento feminino; identidade; escravização/pós-abolição no Brasil e história indígena brasileira. Tanto a discussão teórica debatida quanto o produto desenvolvido, o catálogo, apresentam-se como uma alternativa didática, pois compreende-se a Música como um recurso que pode ser usada nas práticas escolares do ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História do Tempo Presente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rap | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rock | pt_BR |
Título: dc.title | “Educação é compromisso, não é viagem”: temáticas para o ensino de História em álbuns musicais nacionais (2017-2019) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Matheus Valduga Martins.pdf | 13,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644036/2/Dissertação Matheus Valduga Martins.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons