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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Milla Tamires Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-10T07:46:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-10T07:46:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | MillaPereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644003 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma parte expressiva da literatura sobre o ensino de filosofia aponta que este deve passar pelo próprio processo do filosofar, primando pelo diálogo. Entretanto, esses estudos parecem não depositar ênfase suficiente nas ferramentas de investigação que são indispensáveis na construção do conhecimento filosófico, e por esta razão, os métodos dialógicos propostos têm se mostrado, na prática pedagógica cotidiana, frequentemente rasos e prolixos. Deste modo, faz-se necessário uma ressignificação desse diálogo que é proposto como método de ensino de filosofia, inserindo nele, como tarefa prévia, o domínio das ferramentas lógicas de argumentação. O estudo é de caráter qualitativo e será desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino, tendo como principal objetivo verificar se há algum impacto notório após o estudo prévio da lógica informal na ocorrência de uma aula dialogada efetiva que se caracterize pela dialética socrática como método de problematizar, investigar e ressignificar conceitos, representando assim o próprio ato de filosofar. A estratégia utilizada consiste em sequências didáticas nas aulas de filosofia voltada para o estudo da argumentação e o acompanhamento simultâneo do desempenho didático, nas aulas de filosofia. A partir dos resultados observados, pretende-se identificar vantagens e deficiências na abordagem empregada, bem como oferecer recomendações envolvendo a adoção de estratégias similares visando aos mesmos objetivos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1826kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de lógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica informal | pt_BR |
Título: dc.title | A dialogicidade no ensino de Filosofia: a ressignificação do diálogo pedagógico pela lógica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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MillaPereira.pdf | Dissertação | 1,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644003/2/MillaPereira.pdfDownload |
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