Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTIAGO, Luciano Lima Maquiné | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-10T07:36:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-10T07:36:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUCIANO LIMA MAQUINÉ SANTIAGO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644002 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a prática de leitura filosófica com alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Barra do Corda. O problema apresentado se deu a partir da seguinte questão: como desenvolver as competências para realizar uma leitura filosófica dos gêneros textuais: poesias, letras de música, reportagens, artigos de jornal/revistas e textos filosóficos, tendo como base a hermenêutica gadameriana? Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é desenvolver as competências da leitura filosófica aplicada a esses diferentes gêneros textuais com base na hermenêutica filosófica de Hans Georg Gadamer. É, portanto, uma pesquisa qualitativa hermenêutica que traz como meta propor uma metodologia de leitura filosófica para o ensino da filosofia no Ensino Médio. A dissertação apresenta ainda: os conceitos principais sobre as categorias gadamerianas: tradição, fusão de horizontes, preconceito, autoridade e história efeitual; explicita o que constitui uma leitura filosófica; concepções de leitura e o que são gêneros textuais, suas principais característica e importância como instrumento da linguagem. Como resultado da pesquisa realizada é apresentado ao final dessa dissertação quatro propostas de leitura filosófica hermenêutica, como forma de ensino da filosofia no nível médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4569kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura Filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros Textuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gadamer | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E ENSINO DE FILOSOFIA: a caminho de uma metodologia para desenvolver as competências de leitura filosófica no ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCIANO LIMA MAQUINÉ SANTIAGO.pdf | Dissertação | 4,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644002/2/LUCIANO LIMA MAQUINÉ SANTIAGO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons