HERMENÊUTICA FILOSÓFICA E ENSINO DE FILOSOFIA: a caminho de uma metodologia para desenvolver as competências de leitura filosófica no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTIAGO, Luciano Lima Maquiné-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-10T07:36:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-10T07:36:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-17-
identificador: dc.identifier.otherLUCIANO LIMA MAQUINÉ SANTIAGOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644002-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma investigação sobre a prática de leitura filosófica com alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Barra do Corda. O problema apresentado se deu a partir da seguinte questão: como desenvolver as competências para realizar uma leitura filosófica dos gêneros textuais: poesias, letras de música, reportagens, artigos de jornal/revistas e textos filosóficos, tendo como base a hermenêutica gadameriana? Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é desenvolver as competências da leitura filosófica aplicada a esses diferentes gêneros textuais com base na hermenêutica filosófica de Hans Georg Gadamer. É, portanto, uma pesquisa qualitativa hermenêutica que traz como meta propor uma metodologia de leitura filosófica para o ensino da filosofia no Ensino Médio. A dissertação apresenta ainda: os conceitos principais sobre as categorias gadamerianas: tradição, fusão de horizontes, preconceito, autoridade e história efeitual; explicita o que constitui uma leitura filosófica; concepções de leitura e o que são gêneros textuais, suas principais característica e importância como instrumento da linguagem. Como resultado da pesquisa realizada é apresentado ao final dessa dissertação quatro propostas de leitura filosófica hermenêutica, como forma de ensino da filosofia no nível médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4569kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeitura Filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGadamerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHermenêuticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleHERMENÊUTICA FILOSÓFICA E ENSINO DE FILOSOFIA: a caminho de uma metodologia para desenvolver as competências de leitura filosófica no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons