ENSINO DE FILOSOFIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo de caso do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento kantiano

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Ediel dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-10T06:18:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-10T06:18:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-30-
identificador: dc.identifier.otherEdiel dos Anjos Araújopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644000-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação desenvolveu-se no âmbito do programa do Mestrado Profissional em Filosofia – PROFI-FILO, da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à linha de pesquisa Filosofia e Prática de Ensino. A pesquisa tem como objetivo primeiro realizar uma investigação acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como recurso pedagógico para o ensino de Filosofia no ensino médio, a partir da perspectiva de autonomia kantiana. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa com levantamento bibliográfico e documental e pesquisa empírica. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionários abertos e fechados e uma entrevista semiestruturada que serviram para coletar dados sobre as condições socioculturais dos sujeitos e as questões referentes ao uso das TDIC como ferramentas para o despertar da autonomia no ensino de Filosofia, neste caso, a partir da utilização do aplicativo Nearpod e da metodologia WebQuest. O grupo amostral é constituído por discentes do terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São José de Ribamar. Na construção do referencial teórico de análise, tomou-se como referência a contribuição teórica de vários autores e, entre estes, destacam-se: Bernardino (2015), Castanheira (2018), Castells (2003), Martino (2015), Pocho (2014), Kant (1986, 1993, 1999) e Westphalen (2007). A partir da hipótese de que as TIC podem contribuir para o ensino de Filosofia e para o processo de constituição da autonomia dos discentes, neste trabalho buscou- se compreender o ato de filosofar a partir de uma ágora virtual, o que acabou se confirmando ao final, haja vista que as TIC podem ser grandes aliadas do professor de Filosofia no âmbito do processo formativo discente e para o desenvolvimento da autonomia kantiana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1470kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKantpt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FILOSOFIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo de caso do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento kantianopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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