A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA DATAS COMEMORATIVAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLinhares, Aline Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-09T20:57:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-09T20:57:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-21-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Aline Martins Linharespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643996-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa Maria visa através da formulação de novas metodologias de ensino de História, repensar as abordagens, apropriações e utilizações das efemérides farroupilhas no espaço escolar. Apresenta como objetivo geral, possibilitar a formação de professores para a produção e apresentação de novas abordagens para Ensino de História do Rio Grande do Sul, tendo por base a compreensão e estudo das efemérides farroupilhas. Objetiva compreender os significados e usos das efemérides no espaço escolar, buscando perceber como os professores entendem a abordagem com relação à figura do gaúcho e as celebrações das efemérides farroupilhas, assim como constatar quais mecanismos e metodologias são utilizados por estes ao trabalharem tais temas. O contexto de implementação e investigação deste trabalho se deu na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro e Colégio Estadual Tancredo Neves (ambas localizadas no município de Santa Maria). Para maior abrangência de reflexão e percepções, as práticas desenvolvidas se organizaram da seguinte forma: inicialmente contemplando professores dos três turnos das escolas e as demais atividades envolveram os professores do turno da manhã (Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro) e turno da noite/EJA (Colégio Estadual Tancredo Neves). Dessa maneira, este trabalho apresenta, fundamentalmente, discussões em torno do Ensino de História, formação de professores, buscando através dos relatos de experiência de formação de professores, possibilitar a construção de uma nova abordagem para pensar a História do Rio Grande do Sul e especialmente a efeméride farroupilha: Dia do Gaúcho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,67 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEfeméridespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDataspt_BR
Título: dc.titleA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA DATAS COMEMORATIVASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons