Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Linhares, Aline Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-09T20:57:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-09T20:57:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Aline Martins Linhares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643996 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa Maria visa através da formulação de novas metodologias de ensino de História, repensar as abordagens, apropriações e utilizações das efemérides farroupilhas no espaço escolar. Apresenta como objetivo geral, possibilitar a formação de professores para a produção e apresentação de novas abordagens para Ensino de História do Rio Grande do Sul, tendo por base a compreensão e estudo das efemérides farroupilhas. Objetiva compreender os significados e usos das efemérides no espaço escolar, buscando perceber como os professores entendem a abordagem com relação à figura do gaúcho e as celebrações das efemérides farroupilhas, assim como constatar quais mecanismos e metodologias são utilizados por estes ao trabalharem tais temas. O contexto de implementação e investigação deste trabalho se deu na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro e Colégio Estadual Tancredo Neves (ambas localizadas no município de Santa Maria). Para maior abrangência de reflexão e percepções, as práticas desenvolvidas se organizaram da seguinte forma: inicialmente contemplando professores dos três turnos das escolas e as demais atividades envolveram os professores do turno da manhã (Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro) e turno da noite/EJA (Colégio Estadual Tancredo Neves). Dessa maneira, este trabalho apresenta, fundamentalmente, discussões em torno do Ensino de História, formação de professores, buscando através dos relatos de experiência de formação de professores, possibilitar a construção de uma nova abordagem para pensar a História do Rio Grande do Sul e especialmente a efeméride farroupilha: Dia do Gaúcho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Efemérides | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Datas | pt_BR |
Título: dc.title | A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA DATAS COMEMORATIVAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Aline Martins Linhares.pdf | 9,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643996/2/Dissertação Aline Martins Linhares.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons