O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO – COLUN/UFMA: desafios e metodologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPROCÓPIO, Nêmora Matos Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-10T07:59:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-10T07:59:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
identificador: dc.identifier.otherNêmora M.C.Procópiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643981-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma investigação sobre o ensino da Filosofia e suas metodologias com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Universitário – COLUN/UFMA. O problema central de nossa pesquisa se deu a partir do questionamento: como se dá o ensino dessa disciplina para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do COLUN/UFMA, e com base nas dificuldades apresentadas pela turma, tentar perceber quais as metodologias de ensino utilizadas que mais se adaptam às necessidades dos alunos, com vistas a contribuir ou facilitar a aprendizagem. Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é analisar o ensino de Filosofia dos professores do 3º ano do Ensino Médio do COLUN/UFMA e as metodologias utilizadas por estes em sala de aula. É, portanto, uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, exploratória e de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi questionário, realizado com professores e os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da referida escola. O trabalho apresenta-se estruturado em capítulos, onde inicialmente se faz de modo breve, uma abordagem sobre o ensino da Filosofia no ensino médio, seus interesses, contribuições e em seguida apresentam-se os passos dados para a realização deste trabalho, da justificativa pela escolha do tema, do local e sujeitos participantes da pesquisa, da descrição dos objetivos traçados e a descrição sumária dos capítulos que o constituem. Também se faz uma abordagem histórica sobre o ensino de Filosofia no Brasil a partir da apresentação das leis que versavam sobre o ensino dessa disciplina, em especial, no ensino médio e a discussão sobre a problemática que envolve o ensino desta disciplina no que se refere à ação de alunos e professores. Além disso, são apresentados alguns desafios concernentes ao ensino de Filosofia, as propostas metodológicas citadas por alguns teóricos da área e o panorama do percurso da Filosofia no ensino médio e as diretrizes curriculares. E por fim, descrevemos a caracterização do campo de pesquisa, o percurso metodológico seguido e a discussão das análises dos dados coletados na escola campo. Tal escolha baseou-se em uma série de critérios que julgamos os mais adequados para a realização desta pesquisa, que se dará no campo educacional e por se ajustarem ao perfil da população a ser estudada e aos objetivos propostos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent925kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO – COLUN/UFMA: desafios e metodologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons