O ensino de filosofia como prática de letramento e suas implicações educacionais para o pensar: o ensino de Filosofia na Unidade Integrada Doutor Almada Lima Filho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Jônatas Viégas da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-10T07:22:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-10T07:22:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-06-
identificador: dc.identifier.otherJonatas-Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643980-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo o estudo das práticas de letramento, que se caracterizam por enfatizar a prática social da leitura e da escrita e por conceber o conhecimento como algo dialeticamente (re) construído e (re) contextualizado e sobretudo suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da disciplina filosofia no ensino fundamental séries finais. Impulsionado pelas necessidades reais dos alunos (6º ano) verificou-se a viabilidade de estabelecer relação entre filosofia e letramento, afim de associar as práticas sociais de letramento, vivenciadas no contexto dos alunos, e possibilitar o diálogo entre os conteúdos da tradição filosófica vigente, ampliando assim o universo interpretativo dos alunos. Como metodologia de pesquisa, pensou-se na estratégia etnográfica no ambiente escolar aliada ao uso eficiente da leitura e da escrita, como artefato para auxiliar na apreensão, compreensão e leitura de mundo alicerçadas pelos conceitos filosóficos legados pela tradição. Visando assim, possibilitar o diálogo entre o contexto sociocultural dos alunos, e, portanto, a ressignificação dos conteúdos ministrados em sala de aula, sobretudo os de caráter filosófico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2123kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento filosóficopt_BR
Título: dc.titleO ensino de filosofia como prática de letramento e suas implicações educacionais para o pensar: o ensino de Filosofia na Unidade Integrada Doutor Almada Lima Filhopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo

Arquivos associados:
JONATAS-SILVA.pdfDissertação2.12 MBAdobe PDF/bitstream/capes/643980/2/JONATAS-SILVA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons