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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CORVÊLO, Edilene Pereira Boaes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-10T06:42:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-10T06:42:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edilene Pereira Boaes Corvêlo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643979 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Objetiva nesse trabalho analisar o atrelamento do pensar filosófico a docência de duas maneiras: pelo alcance da reflexão filosófico-política com a finalidade educacional do homem (ideia rousseauniana), e pela formação filosófica que se deseja. Diante destes pressupostos, há a visibilidade de uma Filosofia cuja prática se faz pedagogia para formar o cidadão. Uma alusão ao pensamento de Rousseau dentro de sua obra Emílio ou da Educação, de formar o jovem para o exercício de uma forma de pensar que é autônoma e livre em suas possibilidades. Partir da perspectiva teórica do filósofo genebrino, analisar e descrever sua concepção de educação enquanto processo e referência na questão do ensino, se se educa para a vida ou não, na perspectiva rousseauniana da educação negativa. O filósofo genebrino acreditava que o educador/preceptor deveria deixar com que a criança partisse da sua própria natureza, a partir de uma liberdade bem regrada. A pesquisa foi realizada junto aos professores (grupo amostral) de Filosofia do Ensino Médio de Alcântara-MA, nas escolas da Rede Estadual e no IFMA/Campus-Alcântara-MA, tendo como a metodologia descritiva-quantitativa, a partir pesquisa de campo, sendo embasado em entrevistas estruturadas e questionários desenvolvidos na busca de identificar se a teoria rousseaniana tem ressonância significativa no modo de ensinar do educador e se reforça a autonomia do educando. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2018kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rousseau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação negativa | pt_BR |
Título: dc.title | Educação do Emílio em Jean-Jacques Rousseau: investigação sobre uma pedagogia para a docência de filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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EdileneCorvêlo.pdf | Dissertação | 2,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643979/2/EdileneCorvêlo.pdfDownload |
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