Educação do Emílio em Jean-Jacques Rousseau: investigação sobre uma pedagogia para a docência de filosofia no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORVÊLO, Edilene Pereira Boaes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-10T06:42:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-10T06:42:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-30-
identificador: dc.identifier.otherEdilene Pereira Boaes Corvêlopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643979-
Resumo: dc.description.abstractObjetiva nesse trabalho analisar o atrelamento do pensar filosófico a docência de duas maneiras: pelo alcance da reflexão filosófico-política com a finalidade educacional do homem (ideia rousseauniana), e pela formação filosófica que se deseja. Diante destes pressupostos, há a visibilidade de uma Filosofia cuja prática se faz pedagogia para formar o cidadão. Uma alusão ao pensamento de Rousseau dentro de sua obra Emílio ou da Educação, de formar o jovem para o exercício de uma forma de pensar que é autônoma e livre em suas possibilidades. Partir da perspectiva teórica do filósofo genebrino, analisar e descrever sua concepção de educação enquanto processo e referência na questão do ensino, se se educa para a vida ou não, na perspectiva rousseauniana da educação negativa. O filósofo genebrino acreditava que o educador/preceptor deveria deixar com que a criança partisse da sua própria natureza, a partir de uma liberdade bem regrada. A pesquisa foi realizada junto aos professores (grupo amostral) de Filosofia do Ensino Médio de Alcântara-MA, nas escolas da Rede Estadual e no IFMA/Campus-Alcântara-MA, tendo como a metodologia descritiva-quantitativa, a partir pesquisa de campo, sendo embasado em entrevistas estruturadas e questionários desenvolvidos na busca de identificar se a teoria rousseaniana tem ressonância significativa no modo de ensinar do educador e se reforça a autonomia do educando.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2018kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRousseaupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação negativapt_BR
Título: dc.titleEducação do Emílio em Jean-Jacques Rousseau: investigação sobre uma pedagogia para a docência de filosofia no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo

Arquivos associados:
EdileneCorvêlo.pdfDissertação2,02 MBAdobe PDF/bitstream/capes/643979/2/EdileneCorvêlo.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons