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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DANILLO MATOS DE DEUS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-10T05:48:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-10T05:48:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Danillo Matos de Deus | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa visa analisar a proposta do uso da arte narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo, em nível médio no CETI Domingos Vieira Filho. Tal recurso poderá ser utilizado pelos professores na sala de aula, podendo servir como instrumento facilitador para que haja a aprendizagem dos estudantes na educação básica. Observa-se que a iniciação dos jovens em um mundo comum e público exige que os educadores assumam a autoridade de posicionar-se diante dos educandos, utilizando estratégias metodológicas que venham aproximá-los dos saberes tradicionais herdados a partir dos nossos antepassados. O estudante é um ser no mundo que vivencia um processo constante de composição de seus próprios conhecimentos. Podemos, então, afirmar que é essencial o professor buscar transmitir os saberes culturais que constituem a tradição humana para que os jovens possam constituir o seu aprendizado. Para Hannah Arendt, a educação tem a tarefa de apresentar o mundo aos recém-chegados e formar uma identidade de preservação e renovação, do contrário, quando a responsabilidade pelo mundo não é assumida pelos adultos o espaço público se deteriora, fazendo com que a sua morada fique em perigo. A partir do questionamento apontado, temos como objetivo geral a análise da proposta do uso da narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo em nível médio, no CETI Domingos Vieira Filho. Sendo os seguintes objetivos específicos: Investigar sobre a metodologia do ensino de filosofia; descrever sobre as implicações para a metodologia do ensino de filosofia à luz do pensamento de Hannah Arendt: o conceito de tradição; avaliar a arte de narrar como metodologia motivadora para o acesso dos estudantes ao tesouro da tradição. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6172kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino filosófico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso metodológico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tradição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | pt_BR |
Título: dc.title | A ARTE NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Danillo Matos de Deus.pdf | Dissertação | 6,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643978/2/Danillo Matos de Deus.pdfDownload |
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