A ARTE NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDANILLO MATOS DE DEUS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-10T05:48:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-10T05:48:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-15-
identificador: dc.identifier.otherDanillo Matos de Deuspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643978-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa visa analisar a proposta do uso da arte narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo, em nível médio no CETI Domingos Vieira Filho. Tal recurso poderá ser utilizado pelos professores na sala de aula, podendo servir como instrumento facilitador para que haja a aprendizagem dos estudantes na educação básica. Observa-se que a iniciação dos jovens em um mundo comum e público exige que os educadores assumam a autoridade de posicionar-se diante dos educandos, utilizando estratégias metodológicas que venham aproximá-los dos saberes tradicionais herdados a partir dos nossos antepassados. O estudante é um ser no mundo que vivencia um processo constante de composição de seus próprios conhecimentos. Podemos, então, afirmar que é essencial o professor buscar transmitir os saberes culturais que constituem a tradição humana para que os jovens possam constituir o seu aprendizado. Para Hannah Arendt, a educação tem a tarefa de apresentar o mundo aos recém-chegados e formar uma identidade de preservação e renovação, do contrário, quando a responsabilidade pelo mundo não é assumida pelos adultos o espaço público se deteriora, fazendo com que a sua morada fique em perigo. A partir do questionamento apontado, temos como objetivo geral a análise da proposta do uso da narrativa como recurso metodológico capaz de proporcionar um ensino filosófico crítico-reflexivo em nível médio, no CETI Domingos Vieira Filho. Sendo os seguintes objetivos específicos: Investigar sobre a metodologia do ensino de filosofia; descrever sobre as implicações para a metodologia do ensino de filosofia à luz do pensamento de Hannah Arendt: o conceito de tradição; avaliar a arte de narrar como metodologia motivadora para o acesso dos estudantes ao tesouro da tradição.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6172kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino filosóficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso metodológicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTradiçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativapt_BR
Título: dc.titleA ARTE NARRATIVA COMO EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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