Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Glufke, Carlos Eduardo Cossettin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-09T20:18:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-09T20:18:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Carlos Eduardo Cossettin Glufke | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643975 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, pois, representa uma possibilidade de modernização do ensino e da aprendizagem, em que recursos humanos e materiais interagem para a implementação de abordagens teórico-metodológicas ativas. Acredita-se que é preciso a produção de novas metodologias e práticas relacionadas à área de ciências humanas, em específico ao componente de história. Nesta oportunidade, primeiramente, foi realizado um estudo sobre a história do ensino de história, especialmente no Brasil, relacionando-a considerando com a história do Instituto Marista, sem esquecer os documentos que norteiam a sua Educação Básica. A partir desses referenciais, buscou-se elementos com o objetivo de servir de base teórica para as metodologias ativas, em específico a sala de aula invertida, para proporcionar a sua aplicação em turmas do primeiro ano do Ensino médio do Colégio Marista Santa Maria. As atividades realizadas serviram de base empírica qualitativa, especialmente, reflexões a cerca da aplicação da sala de aula invertida. O trabalho desenvolvido revelou que é possível se aplicar a metodologia ativa e que tem a capacidade de engajar os alunos nas atividades propostas, no entanto uma preparação anterior se faz necessária, não apenas por parte do professor, mas também dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,21 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação marista | pt_BR |
Título: dc.title | METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA MARISTA DE SANTA MARIA - RS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Carlos Eduardo Cossettin Glufke.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643975/2/Dissertação Carlos Eduardo Cossettin Glufke.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons