METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA MARISTA DE SANTA MARIA - RS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGlufke, Carlos Eduardo Cossettin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-09T20:18:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-09T20:18:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-15-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Carlos Eduardo Cossettin Glufkept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643975-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, pois, representa uma possibilidade de modernização do ensino e da aprendizagem, em que recursos humanos e materiais interagem para a implementação de abordagens teórico-metodológicas ativas. Acredita-se que é preciso a produção de novas metodologias e práticas relacionadas à área de ciências humanas, em específico ao componente de história. Nesta oportunidade, primeiramente, foi realizado um estudo sobre a história do ensino de história, especialmente no Brasil, relacionando-a considerando com a história do Instituto Marista, sem esquecer os documentos que norteiam a sua Educação Básica. A partir desses referenciais, buscou-se elementos com o objetivo de servir de base teórica para as metodologias ativas, em específico a sala de aula invertida, para proporcionar a sua aplicação em turmas do primeiro ano do Ensino médio do Colégio Marista Santa Maria. As atividades realizadas serviram de base empírica qualitativa, especialmente, reflexões a cerca da aplicação da sala de aula invertida. O trabalho desenvolvido revelou que é possível se aplicar a metodologia ativa e que tem a capacidade de engajar os alunos nas atividades propostas, no entanto uma preparação anterior se faz necessária, não apenas por parte do professor, mas também dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,21 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação maristapt_BR
Título: dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: SALA DE AULA INVERTIDA APLICADA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA MARISTA DE SANTA MARIA - RSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons