A HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Adriana Sassi de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-07T17:41:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-07T17:41:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-10-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Adriana Sassi de Oliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643841-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo propõe o desenvolvimento de possibilidades de ensino através da História da Alimentação como proposta de aprendizagem histórica. A intenção de trabalhar essa temática reside no propósito de ser significativa e de contribuir para que os alunos compreendam a disciplina de História, a partir do enfoque da alimentação, elemento presente na história da humanidade, como um fio condutor capaz de provocar indagações, questionamentos e de identificar relações entre o passado e o presente, despertando interesse, compreensão e reflexão, propiciando o cruzamento entre o histórico, o social e o cultural. Para a realização deste estudo foram utilizados diversos referenciais teóricos que possibilitaram maior aprofundamento teórico acerca desta abordagem. A aplicação e investigação ocorreu em duas escolas públicas de Santa Maria/RS, uma de Ensino Fundamental e a outra de Ensino Médio, objetivando verificar como a mesma proposta de ensino e o mesmo conteúdo programático: “O Mundo Medieval”, poderia ser entendida e percebida nesses dois diferentes níveis de ensino. Fez-se uso de múltiplas fontes e recursos que propiciaram uma prática renovada, despertando nos educandos interesse pela disciplina, tornando-a prazerosa e significativa. Para a realização deste trabalho, foram utilizados vários instrumentos que viabilizaram a aproximação do conteúdo histórico ao educando. Partiu-se da exposição do contexto medieval investigado, utilizando diversos materiais iconográficos, para promover o debate em aula. Após, foi realizada a coleta de dados, entre alunos e seus familiares, que responderam questões pertinentes aos hábitos e costumes alimentares, com o objetivo de compará-los, a fim de perceber as relações de semelhanças e diferenças entre as gerações investigadas, para posteriormente relacioná-los ao contexto medieval. Para evidenciar esta percepção, os educandos prepararam uma Mesa Medieval, expondo alimentos ainda presentes na atualidade. A conclusão deste estudo se deu através de uma Memória de Aula, na qual os alunos registraram as suas apreensões adquiridas ao longo das abordagens propostas de aprendizagem histórica. Os resultados obtidos confirmaram que esse trabalho conseguiu cumprir seu papel, atendendo a todos os objetivos nele indicados. Conclui-se que, esta proposta de aprendizagem histórica, valorizando a memória e as experiências locais, conseguiu com êxito aproximar o conteúdo da disciplina de História à realidade dos alunos, além de facilitar a comparação com o passado, tornou o ensino e o conhecimento histórico construtivo e interessante.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,67 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Alimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons