Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFMA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dutra, Jose Weliton Aguiar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Correia, Francisco José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Francisco Adelton Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Alvaro Itaúna Schalcher | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-26T22:12:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-26T22:12:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha digital - Cartilhas de Experimentos Contextualizados de Química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643377 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com os avanços tecnológicos a sociedade teve que se adaptar a essas mudanças nos padrões de uso e permanência em laboratórios de química, mesmo assim observam-se poucas mudanças na prática laboratorial que não utilizam recursos inovadores e facilitadores. Este projeto de pesquisa aborda propostas de interação entre História da Ciência e atividades cotidianas práticas em Química, buscando na experimentação contextualizada práticas relacionadas no cotidiano tanto do docente, quanto do discente no IFMA – Campus Codó. A pesquisa será realizada no laboratório multidisciplinar no mesmo campus, com os discentes do 1º ano das turmas 11, 12, 13, 14 e 15 referente ao turno matutino. Trata-se de um estudo de caso, sendo que trata de uma investigação da importância de aulas no laboratório de química com práticas cotidianas e de fácil, para que aja aprendizagem significativa e o discente seja capaz de fortalecer o seu conhecimento prático, utilizará algumas orientações metodológicas distintas que reúne informações necessárias para a implementação de uma cartilha de atividades experimentais. Espera-se que, por discussões a respeito do papel do docente de química no desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, bem como a necessidade de inserir novas tecnologias, atentando para uma atualização no ensino frente às transformações que vêm ocorrendo na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,38 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório multidisciplinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação contextualizada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
Título: dc.title | CARTILHA DE EXPERIMENTOS CONTEXTUALIZADOS DE QUÍMICA: 1º ano do ensino médio em foco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | LICENCIATURA EM QUÍMICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA AMBIENTAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_da_pesquisa_CARTILHA_e-book.pdf | Cartilha | 2,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643377/2/produto_da_pesquisa_CARTILHA_e-book.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons