Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DIAS JUNIOR, MARTINHO MOTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-22T23:17:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-22T23:17:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARTINHO MOTA DIAS JUNIOR - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643316 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou investigar a eficiência de uma sequência didática para o ensino de inequações logarítmicas aplicada a um grupo de estudantes do ensino médio (2º e 3º anos) de uma escola estadual situado na cidade de Tucuruí-PA através do uso de um software (Geogebra). O objetivo principal desta dissertação é estudar por meio da Gênese Instrumental o ensino de Inequação Logarítmica utilizando-se como instrumento o Geogebra sob a ótica de Pierre Rabardel e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Durval no intuito de se obter uma eficácia do ensino proposto de uma sequência didática. As perguntas investigativas da dissertação foram: “De que maneira ocorre a Gênese Instrumental no ensino de Inequação Logarítmica usando o Geogebra em estudantes do 1º ano do ensino médio? E uma sequência didática para o ensino de inequações logarítmicas, com auxílio do aplicativo Geogebra potencializa a aprendizagem deste assunto?” Na metodologia utilizamos o ambiente do Meet para a explanação da pesquisa e coleta de dados, usando-se para isso gravações (visual e áudio) que o próprio software possui, por ser um meio de comunicação eficiente e muito usado atualmente. O professor facilitador fez a orientações possíveis e sempre instigando seus estudantes para a realização da pesquisa. As conclusões do trabalho indicaram que a estratégia metodológica aplicada com o intermédio do software proporcionou aos estudantes um processo de desenvolvimento cognitivo sobre o ensino de Inequação Logarítmica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8552 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneses Instrumental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Registro de Representação Semiótica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inequação Logarítmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE INEQUAÇÕES LOGARÍTMICAS USANDO GEOGEBRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Martinho Mota Dias Junior Dissertação.pdf | 8,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643316/1/Martinho Mota Dias Junior Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: