ENSINO DE INEQUAÇÕES LOGARÍTMICAS USANDO GEOGEBRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDIAS JUNIOR, MARTINHO MOTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-22T23:17:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-22T23:17:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-17-
identificador: dc.identifier.otherMARTINHO MOTA DIAS JUNIOR - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643316-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa buscou investigar a eficiência de uma sequência didática para o ensino de inequações logarítmicas aplicada a um grupo de estudantes do ensino médio (2º e 3º anos) de uma escola estadual situado na cidade de Tucuruí-PA através do uso de um software (Geogebra). O objetivo principal desta dissertação é estudar por meio da Gênese Instrumental o ensino de Inequação Logarítmica utilizando-se como instrumento o Geogebra sob a ótica de Pierre Rabardel e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Durval no intuito de se obter uma eficácia do ensino proposto de uma sequência didática. As perguntas investigativas da dissertação foram: “De que maneira ocorre a Gênese Instrumental no ensino de Inequação Logarítmica usando o Geogebra em estudantes do 1º ano do ensino médio? E uma sequência didática para o ensino de inequações logarítmicas, com auxílio do aplicativo Geogebra potencializa a aprendizagem deste assunto?” Na metodologia utilizamos o ambiente do Meet para a explanação da pesquisa e coleta de dados, usando-se para isso gravações (visual e áudio) que o próprio software possui, por ser um meio de comunicação eficiente e muito usado atualmente. O professor facilitador fez a orientações possíveis e sempre instigando seus estudantes para a realização da pesquisa. As conclusões do trabalho indicaram que a estratégia metodológica aplicada com o intermédio do software proporcionou aos estudantes um processo de desenvolvimento cognitivo sobre o ensino de Inequação Logarítmica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8552pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneses Instrumentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegistro de Representação Semióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInequação Logarítmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE INEQUAÇÕES LOGARÍTMICAS USANDO GEOGEBRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais