PRODUTO EDUCACIONAL: Sequência Didática - Material de Ensino Potencialmente Significativo para o trabalho com juros simples na EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DE PERNAMBUCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Wanderson Felix-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, José Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-19T11:54:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-19T11:54:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-14-
identificador: dc.identifier.otherProduto_educucacional_Wanderson_Viana_Educapespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643271-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tratou de analisar as possíveis implicações decorrentes de um processo de formação continuada/atualização para professores que lecionam matemática, se debruçando nos estudos da Matemática Financeira e Educação Financeira, envolvendo a elaboração de material didático para o ensino de Juros Simples, na EJA, tendo como aportes teórico- metodológicos a Etnomatemática e a Teoria da Aprendizagem Significativa. Tratou-se de identificar se as atividades didáticas dos professores participantes sobre os conteúdos de Matemática Financeira estavam devidamente embasadas em termos epistemológicos e pedagógicos. Bem como, realizou-se uma formação continuada/atualização com os participantes, investindo na elaboração de materiais didáticos embasados na Etnomatemática e na Teoria da Aprendizagem Significativa. De modo a averiguar se a elaboração de um material de apoio, no âmbito do comércio autônomo, sobre Educação Financeira na Educação de Jovens Adultos-EJA, promoveria mudanças na prática desses docentes. Participaram deste estudo seis professores que lecionam matemática. Na busca de alcançar os objetivos traçados, realizamos um curso de extensão com a oferta de três minicursos: um sobre a Etnomatemática, outro sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e o último acerca da Matemática Financeira e da Educação Financeira. Os dados foram analisados sob uma abordagem de pesquisa qualitativa, à luz da análise de conteúdo, com base no desempenho dos participantes durante as respostas trazidas nos instrumentos de coleta de dados. Tomou- se, na fundamentação teórica, os conceitos de renomados da área da Etnomatemática, como por exemplo, D’Ambrosio (2002), Rosa e Orey (2005) e Mesquita (2014); As discussões sobre os pressupostos da TAS, através dos enfoques de Moreira (1999), Ausubel (1982) e Pontes Neto (2006); bem como a questão do trabalho com a Matemática Financeira atrelada à Educação Financeira com base nos construtos de alguns autores, como, Savoia, Saito e Santana (2007) e Júnior e Schimiguel (2009). Diante dos dados obtidos, podemos analisar que o processo de formação continuada/atualização para os participantes foi de grande relevância, tanto para suas bases teóricas quanto na elaboração de material de apoio para o trabalho contextualizado da disciplina de matemática na EJA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,21 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeword (docx)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática; Teoria da Aprendizagem Significativa; Matemática Financeira; Educação Financeira; Educação de Jovens e Adultos-EJA.pt_BR
Título: dc.titlePRODUTO EDUCACIONAL: Sequência Didática - Material de Ensino Potencialmente Significativo para o trabalho com juros simples na EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons