Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Wanderson Felix | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, José Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-19T11:54:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-19T11:54:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_educucacional_Wanderson_Viana_Educapes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643271 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tratou de analisar as possíveis implicações decorrentes de um processo de formação continuada/atualização para professores que lecionam matemática, se debruçando nos estudos da Matemática Financeira e Educação Financeira, envolvendo a elaboração de material didático para o ensino de Juros Simples, na EJA, tendo como aportes teórico- metodológicos a Etnomatemática e a Teoria da Aprendizagem Significativa. Tratou-se de identificar se as atividades didáticas dos professores participantes sobre os conteúdos de Matemática Financeira estavam devidamente embasadas em termos epistemológicos e pedagógicos. Bem como, realizou-se uma formação continuada/atualização com os participantes, investindo na elaboração de materiais didáticos embasados na Etnomatemática e na Teoria da Aprendizagem Significativa. De modo a averiguar se a elaboração de um material de apoio, no âmbito do comércio autônomo, sobre Educação Financeira na Educação de Jovens Adultos-EJA, promoveria mudanças na prática desses docentes. Participaram deste estudo seis professores que lecionam matemática. Na busca de alcançar os objetivos traçados, realizamos um curso de extensão com a oferta de três minicursos: um sobre a Etnomatemática, outro sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e o último acerca da Matemática Financeira e da Educação Financeira. Os dados foram analisados sob uma abordagem de pesquisa qualitativa, à luz da análise de conteúdo, com base no desempenho dos participantes durante as respostas trazidas nos instrumentos de coleta de dados. Tomou- se, na fundamentação teórica, os conceitos de renomados da área da Etnomatemática, como por exemplo, D’Ambrosio (2002), Rosa e Orey (2005) e Mesquita (2014); As discussões sobre os pressupostos da TAS, através dos enfoques de Moreira (1999), Ausubel (1982) e Pontes Neto (2006); bem como a questão do trabalho com a Matemática Financeira atrelada à Educação Financeira com base nos construtos de alguns autores, como, Savoia, Saito e Santana (2007) e Júnior e Schimiguel (2009). Diante dos dados obtidos, podemos analisar que o processo de formação continuada/atualização para os participantes foi de grande relevância, tanto para suas bases teóricas quanto na elaboração de material de apoio para o trabalho contextualizado da disciplina de matemática na EJA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,21 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | word (docx) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática; Teoria da Aprendizagem Significativa; Matemática Financeira; Educação Financeira; Educação de Jovens e Adultos-EJA. | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUTO EDUCACIONAL: Sequência Didática - Material de Ensino Potencialmente Significativo para o trabalho com juros simples na EJA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_educucacional_Wanderson_Viana_Educapes.docx | 1.24 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/643271/2/Produto_educucacional_Wanderson_Viana_Educapes.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons