
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Zamborlini, Claudio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T17:30:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T17:30:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC PROF-FILO CLAUDIO JOSE ZAMBORLINI | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643198 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um produto educacional desenvolvido com estudantes da segunda série do ensino médio da escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello, localizada na cidade de Guarapari-(ES), e nasceu das análises práticas do dia a dia da sala de aula, onde se observou um grande número de estudantes nas idades de 14 a 17 anos com tendências à auto-mutilação e ao suicídio, levados pelas angústias e desesperos que sofriam. Ao abordarmos os conceitos de absurdo, tédio, angústia, desespero e suicídio o interesse dos alunos mostrava-se intenso. Escolheu-se os conceitos do filósofo e teólogo dinamarquês Kierkeggard para abordar esses temas e optou-se pelas manifestações artísticas como forma dos estudantes demonstrarem o aprendizado dos conceitos em sala de aula, bem como para verificar se essa estratégia poderia servir de instrumento de catarse das suas angústias, considerando que já havia ocorrido essa experiência de interdisciplinaridade com a professora de Artes da escola. Ao longo das pesquisas, constatamos que a escolha foi muito feliz no propósito de apresentar a arte como opção pela vida autêntica. Conseguimos atingir nossos objetivos, que foram introduzir o conceito de angústia, sobre a perspectiva de Kierkegaard, por meio das representações artísticas; atender às exigências do currículo no que tange ao produto educacional sugerido; promover a inclusão através da arte; e estabelecer um vínculo entre as produções artísticas e o ensino de filosofia. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,04 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Angústia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Kierkegaard | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Suicídio | pt_BR |
| Título: dc.title | ANGÚSTIA NA PERSPECTIVA DE KIERKEGAARD: A ARTE COMO OPÇÃO PELA VIDA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Final Claudio.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643198/2/Dissertação Final Claudio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons