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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Zamborlini, Claudio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T17:30:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T17:30:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC PROF-FILO CLAUDIO JOSE ZAMBORLINI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643198 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um produto educacional desenvolvido com estudantes da segunda série do ensino médio da escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello, localizada na cidade de Guarapari-(ES), e nasceu das análises práticas do dia a dia da sala de aula, onde se observou um grande número de estudantes nas idades de 14 a 17 anos com tendências à auto-mutilação e ao suicídio, levados pelas angústias e desesperos que sofriam. Ao abordarmos os conceitos de absurdo, tédio, angústia, desespero e suicídio o interesse dos alunos mostrava-se intenso. Escolheu-se os conceitos do filósofo e teólogo dinamarquês Kierkeggard para abordar esses temas e optou-se pelas manifestações artísticas como forma dos estudantes demonstrarem o aprendizado dos conceitos em sala de aula, bem como para verificar se essa estratégia poderia servir de instrumento de catarse das suas angústias, considerando que já havia ocorrido essa experiência de interdisciplinaridade com a professora de Artes da escola. Ao longo das pesquisas, constatamos que a escolha foi muito feliz no propósito de apresentar a arte como opção pela vida autêntica. Conseguimos atingir nossos objetivos, que foram introduzir o conceito de angústia, sobre a perspectiva de Kierkegaard, por meio das representações artísticas; atender às exigências do currículo no que tange ao produto educacional sugerido; promover a inclusão através da arte; e estabelecer um vínculo entre as produções artísticas e o ensino de filosofia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,04 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Angústia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Kierkegaard | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Suicídio | pt_BR |
Título: dc.title | ANGÚSTIA NA PERSPECTIVA DE KIERKEGAARD: A ARTE COMO OPÇÃO PELA VIDA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Final Claudio.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643198/2/Dissertação Final Claudio.pdfDownload |
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