O ENSINO DE FILOSOFIA EMANCIPATÓRIO EM JACQUES RANCIÈRE: Uma proposta didático-filosófica para ensinar e aprender Filosofia no Ensino Médio

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Autor(es): dc.contributorPROF-FILO/UFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Alexon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-13T17:17:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-13T17:17:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
identificador: dc.identifier.otherTCC PROF-FILO/UFES Alexon Silva Tavarespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643183-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa ambiciona levantar meios que permitam os estudantes do ensino médio se tornarem sujeitos emancipados através do Ensino de Filosofia. No transcorrer da prática docente, reconhecemos determinadas dificuldades e entraves às quais o Ensino de Filosofia está submetido. Dentre elas, identifica=se a necessidade de desenvolver atitudes e práticas que seduzam os estudantes para o estudo da Filosofia e, desta forma, permitir que o conhecimento filosófico tenha seu reconhecimento por parte dos estudantes. Além das aspirações vivenciadas na prática docente, esperamos que por meio do Ensino de Filosofia, ocorra o estimulo para que os estudantes a pensem de modo independente, ou seja, que eles possam ser capazes de arquitetar seus próprios estilos de pensar o mundo que os cerca. Com embasamento nos conhecimentos filosóficos do pensador Jacques Rancière sobre o conceito de emancipação, procuramos averiguar os meios necessários para prover o devido estímulo aos estudantes. Todavia, toda e qualquer atitude filosófica, para ser adotada em sala de aula, pleiteia estratégias didático-metodológicas. Com a posse do referencial filosófico, ligado a estratégias metodológicas do Ensino de Filosofia, podemos obter objetivos, que incidem na desconstrução da incredulidade do valor da filosofia nas vidas dos estudantes e a emancipação intelectual dos mesmos. O uso de estratégias no ensino, como o desenvolvimento de práticas emancipatórias que priorizem o principio da igualdade, potencializa o exercício do filosofar pelos estudantes. Em resumo, buscamos apresentar as intervenções deste itinerário filosófico, através do uso de oficinas. Com isso, conseguir maior eficácia nas ações de sala, bem como socializar as atitudes que foram exitosas, ou mesmo revê-las de acordo com cada particularidade, fazendo da emancipação intelectual uma busca concreta de ser promovida na escola e no Ensino de Filosofia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,15 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio da Igualdadept_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA EMANCIPATÓRIO EM JACQUES RANCIÈRE: Uma proposta didático-filosófica para ensinar e aprender Filosofia no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
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