
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Modesto, Sandro Luiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T16:56:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T16:56:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC PROF-FILO/UFES Sandro Luiz Modesto | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643180 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é uma experiência de ensino de Ecofilosofia com história em quadrinhos em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental na Emef Professor Cerqueira Lima no município de Cariacica - ES onde o estudante conheceu os problemas da realidade socioambiental, posicionou-se criticamente diante dela e construiu as bases para a mudança. Os fundamentos teóricos são: a crítica de Marx e Engels à economia capitalista como exploradora do trabalho humano e da natureza, As Quatro Ecologias para pensar na totalidade das relações e o Cuidado como Princípio Fundamental para romper a crise ecológica e construir um novo Ethos de Leonardo Boff e o Princípio da Cooperação de Maurício Abdalla como alternativa à racionalidade vigente. Com a dialética como concepção metodológica e as histórias em quadrinhos como método, houve a produção de um processo pedagógico onde o aluno lê e cria sua história em quadrinhos sobre a problemática ambiental e uma solução para essa problemática. A análise dialética da criação dos alunos demonstrou que a concepção metodológica e o método adotado produziram sínteses significativas para a experiência de aprendizado de Ecofilosofia. Os resultados mostram que as histórias em quadrinhos contribuem para o ensino de Ecofilosofia no Ensino Fundamental. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 25,87 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecofilosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialética | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
| Título: dc.title | CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ECOFILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Sandro VERSÃO DEFINITIVA.pdf | 26,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643180/2/Dissertação Sandro VERSÃO DEFINITIVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons