CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ECOFILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPROF-FILO/UFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorModesto, Sandro Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-13T16:56:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-13T16:56:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
identificador: dc.identifier.otherTCC PROF-FILO/UFES Sandro Luiz Modestopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643180-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação é uma experiência de ensino de Ecofilosofia com história em quadrinhos em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental na Emef Professor Cerqueira Lima no município de Cariacica - ES onde o estudante conheceu os problemas da realidade socioambiental, posicionou-se criticamente diante dela e construiu as bases para a mudança. Os fundamentos teóricos são: a crítica de Marx e Engels à economia capitalista como exploradora do trabalho humano e da natureza, As Quatro Ecologias para pensar na totalidade das relações e o Cuidado como Princípio Fundamental para romper a crise ecológica e construir um novo Ethos de Leonardo Boff e o Princípio da Cooperação de Maurício Abdalla como alternativa à racionalidade vigente. Com a dialética como concepção metodológica e as histórias em quadrinhos como método, houve a produção de um processo pedagógico onde o aluno lê e cria sua história em quadrinhos sobre a problemática ambiental e uma solução para essa problemática. A análise dialética da criação dos alunos demonstrou que a concepção metodológica e o método adotado produziram sínteses significativas para a experiência de aprendizado de Ecofilosofia. Os resultados mostram que as histórias em quadrinhos contribuem para o ensino de Ecofilosofia no Ensino Fundamental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25,87 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEcofilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
Título: dc.titleCONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ECOFILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons