Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Modesto, Sandro Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T16:56:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T16:56:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC PROF-FILO/UFES Sandro Luiz Modesto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643180 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é uma experiência de ensino de Ecofilosofia com história em quadrinhos em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental na Emef Professor Cerqueira Lima no município de Cariacica - ES onde o estudante conheceu os problemas da realidade socioambiental, posicionou-se criticamente diante dela e construiu as bases para a mudança. Os fundamentos teóricos são: a crítica de Marx e Engels à economia capitalista como exploradora do trabalho humano e da natureza, As Quatro Ecologias para pensar na totalidade das relações e o Cuidado como Princípio Fundamental para romper a crise ecológica e construir um novo Ethos de Leonardo Boff e o Princípio da Cooperação de Maurício Abdalla como alternativa à racionalidade vigente. Com a dialética como concepção metodológica e as histórias em quadrinhos como método, houve a produção de um processo pedagógico onde o aluno lê e cria sua história em quadrinhos sobre a problemática ambiental e uma solução para essa problemática. A análise dialética da criação dos alunos demonstrou que a concepção metodológica e o método adotado produziram sínteses significativas para a experiência de aprendizado de Ecofilosofia. Os resultados mostram que as histórias em quadrinhos contribuem para o ensino de Ecofilosofia no Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25,87 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ecofilosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE ECOFILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Sandro VERSÃO DEFINITIVA.pdf | 26.5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643180/2/Dissertação Sandro VERSÃO DEFINITIVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons