
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barreira, Isabel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T16:42:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T16:42:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC Isabel Barreira | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643178 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa investigou a possibilidade de um ensino-aprendizagem em Filosofia que se baseie no paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin, e na experiência do pensar, conforme o enfoque de Walter Kohan. Reformar o pensamento em vista de uma abordagem global do ser humano integra saberes, oportuniza uma ressignificação do conhecimento — especialmente do conhecimento filosófico — e encoraja uma prática pedagógica orientada criticamente à cidadania. A pesquisa foi de caráter qualitativo e participante, caracterizada pelo exercício da transdisciplinaridade nos encontros da “Roda de Experiência do Pensar”, proposta didático-pedagógica vinculada às “Práticas de Filosofia e Ciências Sociais” ministradas numa escola municipal de Cariacica. O texto literário, a experiência do pensar e a complexidade no ensino-aprendizagem de Filosofia, aproximam do ensinar a filosofar e não do ensino da Filosofia como conteúdo já pronto da tradição ocidental. Ao abrir portas para várias dimensões, a literatura provoca uma reação no leitor-estudante em seu modo de habitar o mundo. Alguns textos, como contos, conseguem alcançar melhor os conflitos que nossos estudantes enfrentam em sua vida, permitindo-lhes expressar emoções ao mesmo tempo que instauram caminhos para indagações sobre múltiplos problemas complexos, que integram todas as áreas de conhecimento e geram a experiência do pensar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,21 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Complexidade; Experiência; Pensamento; Edgar Morin; Walter Kohan. | pt_BR |
| Título: dc.title | A “RODA DE EXPERIÊNCIA DO PENSAR”: A complexidade no ensino-aprendizagem de Filosofia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC Isabel Cristina Torres Barreira.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643178/2/TCC Isabel Cristina Torres Barreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons