Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PROF-FILO/UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barreira, Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-13T16:42:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-13T16:42:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Isabel Barreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643178 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa investigou a possibilidade de um ensino-aprendizagem em Filosofia que se baseie no paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin, e na experiência do pensar, conforme o enfoque de Walter Kohan. Reformar o pensamento em vista de uma abordagem global do ser humano integra saberes, oportuniza uma ressignificação do conhecimento — especialmente do conhecimento filosófico — e encoraja uma prática pedagógica orientada criticamente à cidadania. A pesquisa foi de caráter qualitativo e participante, caracterizada pelo exercício da transdisciplinaridade nos encontros da “Roda de Experiência do Pensar”, proposta didático-pedagógica vinculada às “Práticas de Filosofia e Ciências Sociais” ministradas numa escola municipal de Cariacica. O texto literário, a experiência do pensar e a complexidade no ensino-aprendizagem de Filosofia, aproximam do ensinar a filosofar e não do ensino da Filosofia como conteúdo já pronto da tradição ocidental. Ao abrir portas para várias dimensões, a literatura provoca uma reação no leitor-estudante em seu modo de habitar o mundo. Alguns textos, como contos, conseguem alcançar melhor os conflitos que nossos estudantes enfrentam em sua vida, permitindo-lhes expressar emoções ao mesmo tempo que instauram caminhos para indagações sobre múltiplos problemas complexos, que integram todas as áreas de conhecimento e geram a experiência do pensar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,21 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade; Experiência; Pensamento; Edgar Morin; Walter Kohan. | pt_BR |
Título: dc.title | A “RODA DE EXPERIÊNCIA DO PENSAR”: A complexidade no ensino-aprendizagem de Filosofia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC Isabel Cristina Torres Barreira.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643178/2/TCC Isabel Cristina Torres Barreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons