Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Brasília | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Kaliana Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gontijo, Simone Braz Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-10T19:02:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-10T19:02:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia projeto de vida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643141 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia foi elaborado a partir da pesquisa O projeto de vida no Ensino Médio Integrado e apresenta uma sequência didática que tem como objetivo desenvolver ações voltadas para elaboração do projeto de vida. A sequência didática está organizada em três blocos ou temas centrais: Autoconhecimento, Eu x Outro, Planejamento. Esses blocos temáticos foram pensados considerando que o contexto escolar deve propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, aguçando a percepção de si mesmos. Precisa, também, levá-los a perceber a importância da relação com outro para o seu desenvolvimento pessoal e da convivência social com objetivo de formar cidadãos éticos, críticos, autônomos e compromissados com o meio que vivem. O planejamento contribui para que o aluno, ao colocar no papel, reflita sobre as relações existentes entre o percurso do seu projeto de vida e seu processo de aprendizagem, trilhando um caminho consciente, autorreflexivo e progressivo. O trabalho com projeto de vida nas escolas é imprescindível não só devido a importância no progresso de vida do aluno como também perpassa a esfera legal atual estando presente na lei federal 13.415/17, que inclusive altera a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LDB - Lei 9.394/96): “Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do seu projeto de vida e para formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.” (BRASIL, 2017a, grifo do autor). Na perspectiva da Inclusão Escolar, este guia contém a abordagem do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Na lei 13.146/15 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Art.3º, Inc. II, o desenho universal está descrito como: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. Este guia chega a você, professor, com a intenção de ressignificar o tempo/espaço em que o aluno frequenta o ensino médio enriquecendo-o não de forma conteudista, mas trazendo autoconhecimento, plenitude ao mundo jovem, traçando o projeto de vida de forma consciente entre o ser e o querer ser, questionamentos tão corriqueiros nesta etapa da vida e que torna o adolescente singular, único em suas inúmeras inquietações frente ao futuro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1017 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | projeto de vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | habilidades socioemocionais | pt_BR |
Título: dc.title | Projeto de vida: guia educacional para o Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
proj2.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643141/2/proj2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons