Projeto de vida: guia educacional para o Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Brasíliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Kaliana Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorGontijo, Simone Braz Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-10T19:02:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-10T19:02:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherGuia projeto de vidapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643141-
Resumo: dc.description.abstractEste guia foi elaborado a partir da pesquisa O projeto de vida no Ensino Médio Integrado e apresenta uma sequência didática que tem como objetivo desenvolver ações voltadas para elaboração do projeto de vida. A sequência didática está organizada em três blocos ou temas centrais: Autoconhecimento, Eu x Outro, Planejamento. Esses blocos temáticos foram pensados considerando que o contexto escolar deve propiciar aos alunos a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, aguçando a percepção de si mesmos. Precisa, também, levá-los a perceber a importância da relação com outro para o seu desenvolvimento pessoal e da convivência social com objetivo de formar cidadãos éticos, críticos, autônomos e compromissados com o meio que vivem. O planejamento contribui para que o aluno, ao colocar no papel, reflita sobre as relações existentes entre o percurso do seu projeto de vida e seu processo de aprendizagem, trilhando um caminho consciente, autorreflexivo e progressivo. O trabalho com projeto de vida nas escolas é imprescindível não só devido a importância no progresso de vida do aluno como também perpassa a esfera legal atual estando presente na lei federal 13.415/17, que inclusive altera a Lei de Diretrizes e Bases Educacionais (LDB - Lei 9.394/96): “Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do seu projeto de vida e para formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.” (BRASIL, 2017a, grifo do autor). Na perspectiva da Inclusão Escolar, este guia contém a abordagem do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Na lei 13.146/15 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Art.3º, Inc. II, o desenho universal está descrito como: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. Este guia chega a você, professor, com a intenção de ressignificar o tempo/espaço em que o aluno frequenta o ensino médio enriquecendo-o não de forma conteudista, mas trazendo autoconhecimento, plenitude ao mundo jovem, traçando o projeto de vida de forma consciente entre o ser e o querer ser, questionamentos tão corriqueiros nesta etapa da vida e que torna o adolescente singular, único em suas inúmeras inquietações frente ao futuro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1017pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprojeto de vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthabilidades socioemocionaispt_BR
Título: dc.titleProjeto de vida: guia educacional para o Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
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