Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO – CAMPUS CATU | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Uilma dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Heron Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-08T00:54:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-08T00:54:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_UILMA DOS SANTOS RAMOS. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643083 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Dado o potencial formador dos espaços não escolares, e considerando os fundamentos do trabalho em sentido ontológico, bem como da formação humana emancipatória, o objetivo geral desta investigação foi analisar a capacidade educativa das ações vivenciadas na Horta Comunitária de Ipiaú, Bahia, verificando quais sentidos, intencionalidades, saberes e práticas permeiam a relação que a comunidade estabelece com o trabalho e avaliando se essa forma de trabalho é mais do que apenas uma alternativa ao desemprego, caracterizando-se, desse modo, como resistência e enfrentamento aos processos de alienação e exploração no âmbito do capital, a fim de reconhecer os elementos potenciais para a constituição da horta como território educativo para a Educação Profissional e Tecnológica. Metodologicamente, o estudo foi orientado pelos princípios das pesquisas de cunho social (FREIRE, 2001) e da Sistematização de Experiências (HOLLIDAY, 2006), vivenciados na horta comunitária. Para tanto, foram adotados os cinco tempos para a constituição de uma sistematização: o ponto de partida; as perguntas iniciais; a recuperação de processos vividos; a reflexão de fundo; e os pontos de chegada. Teoricamente, o estudo teve como base as discussões sobre trabalho (MARX, 2013a), trabalho como princípio educativo (GRAMSCI, 1982), cultura do trabalho e a outra economia: popular, do trabalho e solidária (CATTANI, 2009; TIRIBA, 2001); formação humana (SAVIANI, 2007, FREIRE, 1983), prática social como prática educativa (CALDART, 2015; MÉSZÁROS, 2008; ARROYO, 1995), experiência (CIAVATTA, 2008) e território educativo (FERNANDES, 2008; FREIRE, 1992; ARROYO, 2014). O percurso metodológico foi sintetizado em um portfólio digital que reúne as vivências e as considerações construídas no caminhar do processo de sistematização, destacando a potencialidade da sistematização de experiência na promoção da formação humana emancipatória e os sentidos, as intencionalidades, as práticas e os saberes desenvolvidos pelos sujeitos em seu espaço de trabalho, que estão permeados por territorialidades de resistência (reciprocidade, liberdade, autonomia, cooperação, partilha, trocas e ajuda mútua) que fomentam práticas educativas para EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 285 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho. Outra Economia. Formação humana emancipatória. Território educativo. EPT. Horta Comunitária. | pt_BR |
Título: dc.title | “[...] PORQUE AQUI A GENTE TRABALHA, A GENTE VIVE DO [QUE É] DA GENTE”: EXPERIÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES NA HORTA COMUNITÁRIA DE IPIAÚ E A CONSTITUIÇÃO DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DA EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_UILMA DOS SANTOS RAMOS..pdf | Dissertação de mestrado-“[...] PORQUE AQUI A GENTE TRABALHA, A GENTE VIVE DO [QUE É] DA GENTE”: EXPERIÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES NA HORTA COMUNITÁRIA DE IPIAÚ E A CONSTITUIÇÃO DE TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DA EPT | 11,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643083/2/Dissertacao_UILMA DOS SANTOS RAMOS..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons