Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Goiás (IFG) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Weberty Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Guenther Carlos Feitosa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-05T20:16:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-05T20:16:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | O que é o trabalho?: cartilha sobre o trabalho contemporâneo para o ramo sênior do movimento escoteiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643015 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta cartilha é um produto educativo paradidático, fruto da pesquisa exposta na dissertação "A concepção de trabalho veiculada por escoteiros de Anápolis: o Ramo Sênior em foco" aprovada, assim como a própria cartilha, no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Esta pesquisa se enquadra no âmbito da educação não formal e resultou na produção desta cartilha à partir da identificação do problema da carência de uma formação complementar, para o escoteiro sênior, que contemple a compreensão do trabalho contemporâneo. A cartilha tem como objetivo principal problematizar a questão do trabalho na formação sênior. Como objetivos secundários visa: a) apresentar conceitos básicos sobre o trabalho; b) abordar uma reflexão sobre a os problemas da atualidade do trabalho precarizado no intuito de despertar a identificação do trabalho informal e suas consequências; c) incentivar a busca pelo conhecimento dos direitos do trabalho; d) desvendar as vantagens e desvantagens do empreendedorismo e como ele pode ser trabalhado para aquisição de recursos para uma Patrulha Escoteira, e) instigar a qualificação profissional e a educação financeira, incentivando o desenvolvimento das competências sêniores que preparam para a vida profissional. Os conceitos abordados se fundamentaram no trabalho enquanto princípio educativo, com base em uma perspectiva metodológica materialista histórica e dialética de compreensão da realidade. Tem o método escoteiro como sugestão didática para empregar este produto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.232KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escotismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ramo Sênior | pt_BR |
Título: dc.title | O que é o trabalho?: cartilha sobre o trabalho contemporâneo para o ramo sênior do movimento escoteiro | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons