Possibilidade de inserção da Geometria Fractal na licenciatura em Matemática do IFFar

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Franciscanapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLutz, Mauricio Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorLeivas, José Carlos Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-31T13:19:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-31T13:19:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-23-
identificador: dc.identifier.otherTese_MauricioRamosLutzpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642857-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar possibilidades de inserção de noções de Geometria Fractal nos cursos de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) com o uso de Tecnologias Digitais (TD). A escolha de pesquisar tal temática deve-se, entre outros motivos, ao fato de os cursos de licenciatura em Matemática do IFFar desenvolverem em seus currículos somente a Geometria Euclidiana, além de haver poucos trabalhos científicos com aplicação relacionados à Geometria Fractal e ao uso das TD. Como aporte teórico, é utilizada os Registro de Representação Semiótica (RRS), de Raymond Duval, com o intuito de poder analisar as diferentes mobilizações de registros de representação que podem ocorrer para a apreensão de um objeto matemático. A metodologia é de cunho qualitativo. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática do IFFar – Campus Alegrete. Para a obtenção dos dados, foi desenvolvida e aplicada, a esse público, uma sequência de atividades em forma de oficinas com duração de 20 horas, sendo utilizadas como recurso metodológico as TD. A coleta dos dados ocorreu a partir de três instrumentos: observação direta e anotações do pesquisador em seu diário de campo; registros escritos pelos acadêmicos; e registros figurais realizados no GeoGebra. A análise se apoiou no método qualitativo, buscando observar os procedimentos de resolução dos alunos em relação aos diferentes tipos de transformações (tratamento ou conversões) dos RRS. Com as oficinas, foi possível apresentar aos acadêmicos envolvidos na pesquisa uma outra Geometria, a qual não consta no Projeto Pedagógico de Curso. Por meio das respostas apresentadas pelos discentes e análise do RRS, concluímos que houve aprendizagem. Como sugestão de melhoria das oficinas, para dinamizações posteriores, indicamos explorar mais a planilha e a janela CAS do GeoGebra. Para tanto, sugerimos repensar algumas atividades, direcionando os acadêmicos a trabalhar com essas duas ferramentas. Esperamos que os discentes, em suas futuras práticas pedagógicas, possam transpor, na Educação Básica, o conhecimento adquirido. Em relação a não constar no projeto pedagógico nenhuma disciplina de geometrias não euclidianas, julgamos importante, quando houver a reformulação do referido projeto, a inclusão de pelo menos uma disciplina dessa natureza, sendo obrigatória ou optativa. Para futuros trabalhos e pesquisas, destinadas ao ensino e à aprendizagem de Geometria, recomendamos a exploração de outras geometrias não euclidianas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDocumento PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Fractalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRegistro de Representação Semióticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
Título: dc.titlePossibilidade de inserção da Geometria Fractal na licenciatura em Matemática do IFFarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeometriapt_BR
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