Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Maria Sueli Lopes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-28T03:45:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-28T03:45:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria Sueli Lopes da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642757 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Elaborar esta dissertação resultou do trabalho de uma pesquisa de intervenção filosófica assentada nos aportes teóricos do Pensamento Complexo de Edgar Morin. As motivações que concorreram para a escolha do tema desta intervenção partiram de reflexões em torno das práticas de como o ensino é conduzido pelos docentes da Educação Básica, pois a ênfase recai no conteúdo, que pouco dialoga e se articula com a realidade, o que é característico de um modelo fragmentado, compartimentado, fruto da herança positivista que esfacela o conhecimento em especialidades denominadas de disciplinas. Dessa realidade, emergiu o seguinte questionamento: Como a problematização filosófica se constitui como paradigma da construção do pensamento complexo mediado no processo de ensino? Esse questionamento traduziu-se na força motriz do delineamento desta pesquisa de cunho intervencionista, intitulada A implementação da problematização filosófica como paradigma da construção do pensamento complexo na proposta curricular. Para a aplicação dessa intervenção, foi traçado, como objetivo geral, implementar os eixos de problematização filosófica como paradigma da construção do pensamento complexo na proposta curricular de uma escola de Ensino Médio de Tempo Integral na cidade de Parnaíba-PI. No âmbito dos objetivos específicos, definiu-se: Mapear, de forma articulada, as potencialidades e fragilidades capazes de exercer influências para a operacionalização do processo de mudança na proposta curricular; Sensibilizar o corpo docente a (re)organizar a proposta curricular da escola na perspectiva globalizadora, integradora e transdisciplinar de ensino-aprendizagem globalizadora, integradora e transdisciplinar; Fomentar uma proposta pedagógica, tendo como referência a problematização filosófica a partir da abordagem sistêmica da Teoria da Complexidade, e elaborar eixos articuladores para um ensino problematizador como implemento político da proposta curricular. O embasamento teórico acerca da complexidade está fundamentado em Morin (2001, 2002, 2005, 2007, 2014, 2015); Morin e Ciurama (2004); Maturama e Varela (1995); Pellanda (2009); entre outros que se dedicam à Teoria da Complexidade. Já em relação ao itinerário metodológico, o embasamento teórico está fundamentado em Deslandes; Fialho (2010); Thiollent (2005); Vázquez (2007); Rodriguez e Limena (2006); entre outros. O lócus da pesquisa-ação foi a Escola Pública Estadual de Tempo Integral Polivalente Lima Rebelo, onde a metodologia multidimensional, fundamentada em Morin, foi aplicada por meio da realização de encontros com o grupo dialogal, norteado por roteiros semiestruturados. A pesquisa focalizou o paradigma da complexidade como norteador para superar a fragmentação do pensamento, por meio da proposição de eixos problematizadores, na proposta curricular, que passam a integrar e articular os conteúdos disciplinares com base no pensamento complexo de natureza transdisciplinar e problematizadora do conhecimento pertinente. Os resultados obtidos constituem uma contribuição para o melhoramento da educação, subsidiando aos professores possibilidades de mudança no trabalho pedagógico por meio da adoção de uma prática docente que trabalhe a problematização, promovendo o pensamento complexo e a formação de uma cidadania planetária. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Problematização filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento complexo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino globalizador | pt_BR |
Título: dc.title | A PROBLEMATIZAÇÃO FILOSÓFICA COMO PARADIGMA DA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO: uma proposta curricular de intervenção | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria Sueli Lopes da Silva.pdf | Dissertação Prof-Filo | 6,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642757/2/Maria Sueli Lopes da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons