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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Loise Ana de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-28T03:39:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-28T03:39:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | LOISE ANA DE LIMA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642756 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este projeto de intervenção tem como proposta de trabalho o exame de temas e conceitos filosóficos disposto na obra O Príncipe, de Maquiavel, composto por um grupo de trinta alunos distribuídos em quatro turmas de 9º Ano (A, B, C, e D), do Ensino Fundamental II, do Instituto Dom Barreto, localizado na cidade de Teresina –PI, no ano de 2018. A problemática que norteou esse projeto partiu da busca de uma resposta para o cotidiano em sala de aula: o estudo semântico de conceitos filosóficos é importante para a aprendizagem mais significativa e de efeito? Com esta indagação objetivamos compreender se o estudo de conceitos filosóficos se torna mais significativo quando parte de uma estética do efeito, baseada no diálogo entre a filosofia e a literatura, pois a intenção é ir além da lógica, da assimilação documentada da obra, dependente de testemunhos e de uma memória histórico-sociológica que condiciona a sua apreensão porque entendemos que o caminho crítico-reflexivo da leitura de uma obra literária pode se converter em uma experiência com organização própria, porque não traz em si um sentido, mas este acontece através da presença ativa do leitor, que não é apenas um decodificador, mas é aquele que dá sentido às frases justapostas. A questão é saber se esse desafio é capaz de provocar um melhor entendimento, significação e efeitos nos alunos. Para realizar este trabalho de pesquisa recorremos a alguns nomes da literatura, da educação e da filosofia, dentre eles, Tzvetan Todorov (2017) e Sérgio Adas (2012). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estética do efeito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Entendimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sentido | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FILOSOFIA: CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE EFEITO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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LOISE ANA DE LIMA.pdf | Dissertação Prof-Filo | 3,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642756/2/LOISE ANA DE LIMA.pdfDownload |
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