Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, Wilma Rejane Neri de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-28T01:26:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-28T01:26:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Wilma Rejane Neri de Sousa Moura | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642737 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e o resultado de intervenção filosófica ocorrida em turma do ensino médio, em escolas da rede pública, na cidade de Teresina-PI. Como fundamentação inicial do campo de pesquisa, intentou-se conceituar o aluno participante: que aluno constitui-se como campo conceitual a ser trabalhado e de que forma a realidade desse aluno poderia ser modificada. Assim, chegou-se ao conceito de aluno dotado de capacidade lógica afetiva. A intervenção buscou meios de desenvolver nos alunos a capacidade conceitual logopática (lógica e afetiva) nas aulas de Filosofia. Para esse contexto, e como base teórica metodológica dos trabalhos, foram adotadas as teorias conceituais de Béla Balázs, Felix Guattari, Georg Hegel, Gilles Deleuze, Hans Ulrich Gumbrecht, Immanuel Kant, John Dewey, Julio Cabrera, Thomas Kuhn e Northrop Frye. Foi observada ainda a teoria de cinema de Marcel Martin que considerou os efeitos da linguagem do cinema como condutor de transformação da realidade. A metodologia norteadora dos trabalhos em sala de aula ancorou-se nos estudos de Guillermo Obiols dirigidos ao ensino e aprendizagem da Filosofia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Razão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aluno | pt_BR |
Título: dc.title | RAZÃO E AFETO COMO MEIOS DE CONCEITUAÇÃO NO DIÁLOGO ENTRE CINEMA E FILOSOFIA: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA ALÉM DA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Wilma Rejane Neri de Sousa Moura.pdf | Dissertação Prof-Filo | 6.45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642737/2/Wilma Rejane Neri de Sousa Moura.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons