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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, Wilma Rejane Neri de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-28T01:26:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-28T01:26:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Wilma Rejane Neri de Sousa Moura | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642737 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e o resultado de intervenção filosófica ocorrida em turma do ensino médio, em escolas da rede pública, na cidade de Teresina-PI. Como fundamentação inicial do campo de pesquisa, intentou-se conceituar o aluno participante: que aluno constitui-se como campo conceitual a ser trabalhado e de que forma a realidade desse aluno poderia ser modificada. Assim, chegou-se ao conceito de aluno dotado de capacidade lógica afetiva. A intervenção buscou meios de desenvolver nos alunos a capacidade conceitual logopática (lógica e afetiva) nas aulas de Filosofia. Para esse contexto, e como base teórica metodológica dos trabalhos, foram adotadas as teorias conceituais de Béla Balázs, Felix Guattari, Georg Hegel, Gilles Deleuze, Hans Ulrich Gumbrecht, Immanuel Kant, John Dewey, Julio Cabrera, Thomas Kuhn e Northrop Frye. Foi observada ainda a teoria de cinema de Marcel Martin que considerou os efeitos da linguagem do cinema como condutor de transformação da realidade. A metodologia norteadora dos trabalhos em sala de aula ancorou-se nos estudos de Guillermo Obiols dirigidos ao ensino e aprendizagem da Filosofia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Razão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aluno | pt_BR |
Título: dc.title | RAZÃO E AFETO COMO MEIOS DE CONCEITUAÇÃO NO DIÁLOGO ENTRE CINEMA E FILOSOFIA: UM DESAFIO CONTEMPORÂNEO PARA ALÉM DA SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Wilma Rejane Neri de Sousa Moura.pdf | Dissertação Prof-Filo | 6.45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642737/2/Wilma Rejane Neri de Sousa Moura.pdfDownload |
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