O EQUILÍBRIO REFLEXIVO RAWLSIANO. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CONCEITUAIS PARA A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TERESINA 2018

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Patrício Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-28T01:20:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-28T01:20:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherPatricio Oliveira Limapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642736-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a desenvolver uma reflexão baseada em uma ideia de intervenção filosófica junto aos professores de filosofia da 21ª GRE – SEDUC-PI, utilizando a metodologia do equilíbrio reflexivo desenvolvida por John Rawls, com a finalidade de construir um documento contendo os conceitos fundamentais que podem auxiliar no planejamento e execução do trabalho desses docentes no Ensino Médio, tendo os documentos oficiais que regem a educação brasileira como referência. Esta intervenção parte da problemática observada a partir de uma análise sobre estes documentos que trazem uma série de recomendações sobre a disciplina de filosofia para o Ensino Médio, a fim de alcançar os objetivos propostos na lei. De acordo com eles, a tarefa seria produzir, por meio da reflexão, sujeitos autônomos, críticos e, por conseguinte, capazes de vivenciar com plenitude a vida cidadã. Entretanto, esses mesmos documentos não trazem as definições do que viriam a ser a noção de filosofia, de reflexão, de crítica, de autonomia, nem mesmo a ideia de cidadania, deixando os professores num certo vazio conceitual e colocando-os num limbo de onde eles mesmos deveriam sair. Nossa fundamentação teórica se apoia na teoria de John Rawls e nos trabalhos de comentadores como Daniels e Gondim. De modo mais específico, no procedimento do equilíbrio reflexivo, que acontece no interior daquilo que Rawls chamou de posição original. Trata-se de um processo de representação no qual os cidadãos deliberam sobre os princípios que devem orientar suas vidas na construção de uma sociedade equitativa e justa. Assim como Rawls sugere que cidadãos autônomos, livres e iguais deliberem segundo a metodologia do equilíbrio reflexivo sobre os princípios que vão orientar sua sociedade para o caminho da justiça e do bem, realizamos, efetivamente, portanto na prática, o procedimento decisório do equilíbrio reflexivo com os professores, onde, analogamente, construíram as diretrizes conceituais que vão auxiliar na orientação do seu trabalho para atingir a finalidade máxima dada pela lei que é habilitar seus alunos para o exercício pleno da cidadania. Como resultado dessa pesquisa intervencionista filosófica, tivemos um documento contendo cinco diretrizes conceituais que foram sugeridas como referência para produção daquilo que se refere à filosofia dentro dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas dos professores envolvido e para orientá-los no planejamento e execução de suas atividades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRawlspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquilíbrio reflexivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes conceituaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Título: dc.titleO EQUILÍBRIO REFLEXIVO RAWLSIANO. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CONCEITUAIS PARA A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO TERESINA 2018pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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