Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ELVA DE SÁ, Leônidas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T23:26:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T23:26:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO.LEÔNIDAS DA SILVA ELVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642734 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo implementar em sala de aula a educação em direitos humanos a partir de uma visão não hegemônica, que leve em consideração as diversidades culturais, nas quais os estudantes estão inseridos, contribuindo para uma perspectiva do ensino de filosofia levar a um pensar e um experimentar para a possiblidade de uma concepção emancipatória dos direitos humanos no seio da sala de aula. O trabalho parte da problemática se é possível, a partir do conceito ocidental de direitos humanos, construir uma nova visão desses direitos a partir das diferenças na sala de aula? A partir disso, é possível, na multiplicidade do espaço escolar, levá-los a conhecer, pensar e agir no espaço escolar na construção do novo? É possível que o estudante se torne sujeito dos direitos humanos? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa intervenção filosófica, entendida como uma práxis, que cria um vínculo que leva a um movimento teórico-prático que produz de forma recíproca uma transformação no mundo e no agente de transformação, e se desenvolveu por meio de estudos teóricos, oficinas, palestras e produção de curtas-metragens com estudantes de 6 turmas da 2a série do Centro de Ensino de tempo Integral Zacarias de Góis. Traz-se o rizoma como método considerando suas conexões múltiplas na sala de aula, sob o olhar de diversos teóricos da filosofia envolvendo também da sociologia que embasaram as reflexões contidas nesse trabalho. Por tratar de uma pesquisa de intervenção filosófica e, por essa natureza, restrita ao contexto pesquisado, não possibilitando conceitos ou teorias, mas um pensar e uma ação de construção de um ensino de filosofia na sala de aula que oportuniza uma mudança no estudante como também no professor, causando uma possibilidade de uma educação emancipatória. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em direitos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO.LEÔNIDAS DA SILVA ELVA .pdf | Dissertação Prof-Filo | 4,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642734/2/DISSERTAÇÃO.LEÔNIDAS DA SILVA ELVA .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons