EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA EM SALA DE AULA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorELVA DE SÁ, Leônidas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T23:26:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T23:26:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO.LEÔNIDAS DA SILVA ELVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642734-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa tem como objetivo implementar em sala de aula a educação em direitos humanos a partir de uma visão não hegemônica, que leve em consideração as diversidades culturais, nas quais os estudantes estão inseridos, contribuindo para uma perspectiva do ensino de filosofia levar a um pensar e um experimentar para a possiblidade de uma concepção emancipatória dos direitos humanos no seio da sala de aula. O trabalho parte da problemática se é possível, a partir do conceito ocidental de direitos humanos, construir uma nova visão desses direitos a partir das diferenças na sala de aula? A partir disso, é possível, na multiplicidade do espaço escolar, levá-los a conhecer, pensar e agir no espaço escolar na construção do novo? É possível que o estudante se torne sujeito dos direitos humanos? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa intervenção filosófica, entendida como uma práxis, que cria um vínculo que leva a um movimento teórico-prático que produz de forma recíproca uma transformação no mundo e no agente de transformação, e se desenvolveu por meio de estudos teóricos, oficinas, palestras e produção de curtas-metragens com estudantes de 6 turmas da 2a série do Centro de Ensino de tempo Integral Zacarias de Góis. Traz-se o rizoma como método considerando suas conexões múltiplas na sala de aula, sob o olhar de diversos teóricos da filosofia envolvendo também da sociologia que embasaram as reflexões contidas nesse trabalho. Por tratar de uma pesquisa de intervenção filosófica e, por essa natureza, restrita ao contexto pesquisado, não possibilitando conceitos ou teorias, mas um pensar e uma ação de construção de um ensino de filosofia na sala de aula que oportuniza uma mudança no estudante como também no professor, causando uma possibilidade de uma educação emancipatória.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em direitos humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleEDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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