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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Wagner Marcos Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T23:08:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T23:08:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vagner MarcosCostaLima__Dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642731 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho tem como objeto de estudo a prática do professor de filosofia no Centro de Ensino Oscar Galvão (CEOG), escola pública, sediada no Município de Pedreiras, Estado do Maranhão, analisada à luz da Filosofia da Práxis do italiano Antônio Gramsci (1891-1937), filósofo marxista do século XX. A filosofia da práxis de Gramsci é uma consciência política que tem a capacidade de unir teoria e prática, e o que pretendemos é sensibilizar os docentes de filosofia, que a sua atividade em sala de aula, deve levar os seus educandos a encarar e solucionar os seus problemas a partir da atividade crítica, superando o senso comum, e propondo elevar a condição cultural da massa e dos indivíduos. O objetivo da pesquisa é levar o professor de Filosofia do Ensino Médio a fazer uma reflexão teórico-metodológico da sua prática docente a partir da filosofia gramsciana e, para isso, apropriar-se de alguns conceitos, como hegemonia, ideologia, intelectual orgânico. Desse modo, defendemos mudanças na postura do professor, visto que o mesmo, aqui sendo considerado um intelectual orgânico, deve ter um papel decisivo na reforma intelectual e moral dos seus alunos, compreendendo que o resultado dessas reforma, pressupõe a reforma econômica, política, social e cultural. O trabalho será desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação, pois envolve os professores de Filosofia da escola como participantes ativos da pesquisa. Serão desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, encontros de formação e, por fim, a elaboração de um jornal comunitário, um blog, com o intuito de estimular os alunos a debaterem os problemas do cotidiano de forma mais crítica e sistemática. Essa pesquisa-ação se volta assim para os professores da disciplina de filosofia da escola acima, tudo sempre analisados com base no pensamento gramsciano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gramsci | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectual Orgânico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação Social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS GRAMSCIANA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Vagner MarcosCostaLima__Dissertacao.pdf | Dissertação Prof-Filo | 1,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642731/2/Vagner MarcosCostaLima__Dissertacao.pdfDownload |
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