O ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS GRAMSCIANA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Wagner Marcos Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T23:08:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T23:08:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherVagner MarcosCostaLima__Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642731-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho tem como objeto de estudo a prática do professor de filosofia no Centro de Ensino Oscar Galvão (CEOG), escola pública, sediada no Município de Pedreiras, Estado do Maranhão, analisada à luz da Filosofia da Práxis do italiano Antônio Gramsci (1891-1937), filósofo marxista do século XX. A filosofia da práxis de Gramsci é uma consciência política que tem a capacidade de unir teoria e prática, e o que pretendemos é sensibilizar os docentes de filosofia, que a sua atividade em sala de aula, deve levar os seus educandos a encarar e solucionar os seus problemas a partir da atividade crítica, superando o senso comum, e propondo elevar a condição cultural da massa e dos indivíduos. O objetivo da pesquisa é levar o professor de Filosofia do Ensino Médio a fazer uma reflexão teórico-metodológico da sua prática docente a partir da filosofia gramsciana e, para isso, apropriar-se de alguns conceitos, como hegemonia, ideologia, intelectual orgânico. Desse modo, defendemos mudanças na postura do professor, visto que o mesmo, aqui sendo considerado um intelectual orgânico, deve ter um papel decisivo na reforma intelectual e moral dos seus alunos, compreendendo que o resultado dessas reforma, pressupõe a reforma econômica, política, social e cultural. O trabalho será desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação, pois envolve os professores de Filosofia da escola como participantes ativos da pesquisa. Serão desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, encontros de formação e, por fim, a elaboração de um jornal comunitário, um blog, com o intuito de estimular os alunos a debaterem os problemas do cotidiano de forma mais crítica e sistemática. Essa pesquisa-ação se volta assim para os professores da disciplina de filosofia da escola acima, tudo sempre analisados com base no pensamento gramsciano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGramscipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntelectual Orgânicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransformação Socialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidianopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS GRAMSCIANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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