ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA ÉTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Conceição de Maria Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T23:00:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T23:00:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO MESTRADO.CONCEIÇÃO SOUSA ARAUJO_Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642730-
Resumo: dc.description.abstractEsta Dissertação foi intitulada “Ensinar e Aprender filosofia numa perspectiva ética: uma proposta de intervenção numa escola pública”, tem como proposta verificar a prática do ensino de Filosofia, tendo como perspectiva a possibilidade de uma construção dos saberes éticos na sala de aula. Busca-se, neste estudo investigar se a Filosofia é capaz de tornar o processo de ensino-aprendizagem crítico e reflexivo. Esta investigação terá, como estratégia metodológica, uma intervenção filosófica para compreender como o saber ético é construído na escola por meio do ensino de Filosofia. A pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo teórico e prático que buscou realizar análise do conceito, sua caracterização e problematização da questão relativa à construção dos valores morais; e desenvolver atividades filosóficas com metodologias mais criativas usadas como ferramentas eficazes ao atendimento destes objetivos. Essa problemática sobre a formação ética do estudante é pertinente por partir da hipótese de que a escola ainda é o espaço ideal para o desenvolvimento moral do estudante; um espaço de experimentação e socialização cujos valores éticos são constantemente praticados e avaliados. A metodologia adotada articula uma pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo e, em vista deste recurso, o presente estudo culminou na execução de uma proposta de intervenção filosófica na sala de aula. Os objetivos do estudo são: verificar a aplicação dos conteúdos relacionados aos valores éticos e morais presentes na escola; levar os estudantes a reconhecerem a importância dos valores éticos na sua formação integral; analisar, de forma crítica, o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Filosofia; e aplicar um diagnóstico para identificar a situação educacional relacionada aos valores éticos. O estudo tem, como fundamentação teórica, uma concepção reflexiva e analítica acerca da construção do saber moral, a partir de filósofos como Aristóteles, na sua obra “Ética a Nicômaco”; em seguida, na fundamentação da ética traz-se Kant, utilizando as seguintes obras: “Sobre a Pedagogia”, por último, analisando a construção dos valores éticos com base nos estágios de desenvolvimento moral, dar-se voz a Lawrence Kohlberg.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Mediopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMoralpt_BR
Título: dc.titleENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA ÉTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons