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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Conceição de Maria Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T23:00:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T23:00:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO MESTRADO.CONCEIÇÃO SOUSA ARAUJO_Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642730 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Dissertação foi intitulada “Ensinar e Aprender filosofia numa perspectiva ética: uma proposta de intervenção numa escola pública”, tem como proposta verificar a prática do ensino de Filosofia, tendo como perspectiva a possibilidade de uma construção dos saberes éticos na sala de aula. Busca-se, neste estudo investigar se a Filosofia é capaz de tornar o processo de ensino-aprendizagem crítico e reflexivo. Esta investigação terá, como estratégia metodológica, uma intervenção filosófica para compreender como o saber ético é construído na escola por meio do ensino de Filosofia. A pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo teórico e prático que buscou realizar análise do conceito, sua caracterização e problematização da questão relativa à construção dos valores morais; e desenvolver atividades filosóficas com metodologias mais criativas usadas como ferramentas eficazes ao atendimento destes objetivos. Essa problemática sobre a formação ética do estudante é pertinente por partir da hipótese de que a escola ainda é o espaço ideal para o desenvolvimento moral do estudante; um espaço de experimentação e socialização cujos valores éticos são constantemente praticados e avaliados. A metodologia adotada articula uma pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo e, em vista deste recurso, o presente estudo culminou na execução de uma proposta de intervenção filosófica na sala de aula. Os objetivos do estudo são: verificar a aplicação dos conteúdos relacionados aos valores éticos e morais presentes na escola; levar os estudantes a reconhecerem a importância dos valores éticos na sua formação integral; analisar, de forma crítica, o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Filosofia; e aplicar um diagnóstico para identificar a situação educacional relacionada aos valores éticos. O estudo tem, como fundamentação teórica, uma concepção reflexiva e analítica acerca da construção do saber moral, a partir de filósofos como Aristóteles, na sua obra “Ética a Nicômaco”; em seguida, na fundamentação da ética traz-se Kant, utilizando as seguintes obras: “Sobre a Pedagogia”, por último, analisando a construção dos valores éticos com base nos estágios de desenvolvimento moral, dar-se voz a Lawrence Kohlberg. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Medio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Moral | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA ÉTICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO MESTRADO.CONCEIÇÃO SOUSA ARAUJO_Final.pdf | Dissertação Prof-Filo | 3,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642730/2/DISSERTAÇÃO MESTRADO.CONCEIÇÃO SOUSA ARAUJO_Final.pdfDownload |
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