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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARINHO, Alex de Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T22:52:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T22:52:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão final da DissertaçãoALEXMARINHO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642729 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho dissertativo tem como objetivo descrever o trajeto teórico-metodológico percorrido para a realização de uma ação intervencionista de caráter filosófico junto às turmas de Filosofia da Unidade Escolar Artur Gonçalves de Sousa, pertencente à 3a GRE–SEDUC–PI. Com base na utilização de elementos teóricos dispostos na concepção de Justiça como Equidade desenvolvida pelo filósofo norte-americano John Rawls, buscou-se desenvolver uma prática docente pautada numa atitude puramente filosófica no trabalho com a disciplina Filosofia no nível médio. A proposta de intervenção está baseada na necessidade de se obter, a partir do processo educacional, indivíduos capazes de gozar de sua cidadania enquanto pessoas munidas de autonomia política, segundo a teoria rawlsiana. Foram abordadas discussões acerca do método do equilíbrio reflexivo caracterizado como amplo e também foi demonstrada a forma como se aplicou esse método em sala de aula enquanto proposta para o ensino de filosofia. Tratou-se também da exposição de conceitos da filosofia de Rawls, tais como a posição original, autonomia política, consenso sobreposto e razão pública. A partir desse trabalho, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar seus juízos e sistemas de crenças em questão e buscar ponderá-los de maneira a obterem uma atitude reflexiva. A intervenção filosófica propiciou um ambiente em sala de aula mais propenso à reflexão e atitude filosóficas, pois através da metodologia trabalhada os discentes puderam perceber que há condições de praticarem isso no contexto social ao qual se inserem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Rawls | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Justiça como Equidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Equilíbrio Reflexivo Amplo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | A JUSTIÇA COMO EQUIDADE SEGUNDO RAWLS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Versão final da DissertaçãoALEXMARINHO.pdf | Dissertação Prof-Filo | 1,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642729/2/Versão final da DissertaçãoALEXMARINHO.pdfDownload |
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