A JUSTIÇA COMO EQUIDADE SEGUNDO RAWLS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARINHO, Alex de Mesquita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T22:52:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T22:52:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da DissertaçãoALEXMARINHOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642729-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho dissertativo tem como objetivo descrever o trajeto teórico-metodológico percorrido para a realização de uma ação intervencionista de caráter filosófico junto às turmas de Filosofia da Unidade Escolar Artur Gonçalves de Sousa, pertencente à 3a GRE–SEDUC–PI. Com base na utilização de elementos teóricos dispostos na concepção de Justiça como Equidade desenvolvida pelo filósofo norte-americano John Rawls, buscou-se desenvolver uma prática docente pautada numa atitude puramente filosófica no trabalho com a disciplina Filosofia no nível médio. A proposta de intervenção está baseada na necessidade de se obter, a partir do processo educacional, indivíduos capazes de gozar de sua cidadania enquanto pessoas munidas de autonomia política, segundo a teoria rawlsiana. Foram abordadas discussões acerca do método do equilíbrio reflexivo caracterizado como amplo e também foi demonstrada a forma como se aplicou esse método em sala de aula enquanto proposta para o ensino de filosofia. Tratou-se também da exposição de conceitos da filosofia de Rawls, tais como a posição original, autonomia política, consenso sobreposto e razão pública. A partir desse trabalho, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar seus juízos e sistemas de crenças em questão e buscar ponderá-los de maneira a obterem uma atitude reflexiva. A intervenção filosófica propiciou um ambiente em sala de aula mais propenso à reflexão e atitude filosóficas, pois através da metodologia trabalhada os discentes puderam perceber que há condições de praticarem isso no contexto social ao qual se inserem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRawlspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJustiça como Equidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquilíbrio Reflexivo Amplopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleA JUSTIÇA COMO EQUIDADE SEGUNDO RAWLS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons