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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Raimundo Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T22:31:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T22:31:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO RAIMUNDOSILVA.VERSÃO FINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642726 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação, intitulada “O neopragmatismo de Richard Rorty: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia”, está baseada na filosofia redescritiva de Rorty, intentando apresentar uma metodologia filosófica para o ensino de filosofia, que ressignifique essa prática, atribuindo sentido e valor à vida dos estudantes. Portanto, a pesquisa versa sobre a possibilidade da assimilação do conhecimento em filosofia a partir de categorias que superem o ensino convencional, para a construção de narrativas que favoreçam a imaginação, a criatividade, o uso de metáforas, a produção de novos vocabulários e a autoconstrução dos sujeitos. O estudo buscou subsídios e pressupostos metodológicos que tivessem como abordagem a perspectiva de uma filosofia da prática ou uma filosofia da ação nos termos do neopragmatismo de Rorty. Objetivou instigar o interesse dos docentes e discentes com relação às práticas de ensino e aprendizagem vivenciadas em sala de aula. O estudo foi baseado na constatação de que a disciplina de filosofia possui muitas potencialidades, no entanto, ainda vem sendo ministrada apenas como componente obrigatório da matriz curricular, sem o devido reconhecimento de seus objetivos e de suas qualidades para uma formação humana, crítica e investigativa, indispensável ao ensino. Aqui buscamos ressaltar sua real e efetiva necessidade, orientada pela importância dos valores e conhecimentos que a filosofia pode instigar para a formação e o aprendizado dos alunos. O objetivo da investigação consiste em refletir sobre as tarefas da filosofia e seu ensino e contribuir, a partir do estudo teórico, na criação de um mecanismo de pensar a práxis, ou seja, a filosofia da ação, como atividade em que docentes e discentes constituem-se como protagonistas de seus próprios saberes, podendo tomar consciência de si mesmos. Na perspectiva de redescrição proposta por Rorty, entende-se a Filosofia como sendo a construção da leitura e releitura do mundo e da realidade, cuja consequência apresenta-se como uma dinâmica de conhecimento e saberes imersos na historicidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 900 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rorty | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | O NEOPRAGMATISMO DE RICHARD RORTY: uma abordagem metodológica para o ensino de filosofia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO RAIMUNDOSILVA.VERSÃO FINAL.pdf | Dissertação Prof-Filo | 879,2 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642726/2/DISSERTAÇÃO RAIMUNDOSILVA.VERSÃO FINAL.pdfDownload |
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