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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Gilberto Valentim da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T22:02:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T22:02:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação GilbertoValentimFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642724 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de discutir a relação entre autonomia e poder do/a professor/a de filosofia no processo de formação escolar à luz da argumentação foucaultiana, através da discussão do poder, do poder-saber, e como essa relação ocorre no espaço escolar. A manifestação do poder, nessa relação, da educação e da formação em diferentes épocas, pois é uma problemática histórica, que pode ser percebida desde que o homem passou a ter a noção de dominação de uns sobre os outros. Assim, pretendemos, por meio de uma análise filosófica, mas também histórica e política, apresentar breves aportes acerca de como esse conceito tem evoluído na sociedade em diferentes épocas e como as relações de poder têm influenciado também os processos de educação, formação e transformação da sociedade. Para tanto, utilizamos uma abordagem baseada nos estudos dessa temática realizados pelo filósofo francês Michel Foucault. De forma mais específica, voltamo-nos para suas concepções de arqueologia do saber e de genealogia do poder, pontos de partida que permitem que Foucault (2013) desenvolva uma investigação do comportamento humano, que abre portas para o processo de formação do sujeito. Dessa forma, examinaremos o ensino da filosofia na escola, as dificuldades encontradas pelo/a docente de filosofia para exercer a docência, bem como de que forma o/a professor/a pode equacionar essa relação de autoridade que tem sobre o/a aluno/a, para que o processo de ensino-aprendizagem seja de fato transformador, ou seja, sem imposição de regras na condução e produção do conhecimento crítico-reflexivo, para a formação do/a educando/a. Assim, ocupamo-nos com as diversas manifestações do poder apontadas por Foucault, desde a utilização do poder como instrumento de punição e coerção social, passando pelas formas de poder-preconceito, a fim de alcançarmos o poder disciplinar nas escolas, hospitais e quartéis, cujo objetivo é selecionar, examinar, eliminar e excluir. Assim, observa-se que o poder está intimamente ligado à questão da educação e da formação, resultando, na contemporaneidade, num poder vigilante, que se mantém alerta, analisa, observa, controla, vigia, dociliza, educa e forma, mas que também pune, exclui, elimina e segrega. Nosso referencial teórico parte das seguintes obras de Foucault: Vigiar e Punir (1975), História da Loucura (1972), A Ordem do Discurso (1970) e Em Defesa da Sociedade (1975-1976). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 717 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poder | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Foucault | pt_BR |
Título: dc.title | A RELAÇÃO ENTRE AUTONOMIA E PODER DO/A PROFESSOR/A DE FILOSOFIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR: uma leitura foucaultiana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação GilbertoValentimFinal.pdf | Dissertação Prof-Filo | 700,16 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642724/2/Dissertação GilbertoValentimFinal.pdfDownload |
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