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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, FELICIANO DE JESUS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T21:35:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T21:35:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO FINAL FelicianoCOSTA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642723 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho está fundamentado na teoria crítica da Escola de Frankfurt, e tem como objetivos apresentar o conceito de indústria cultural e semiformação na visão do filósofo Theodor W. Adorno, e sua interferência direta na emancipação do indivíduo. O problema que chamou atenção, e motivou a pesquisar esse filósofo, foi provocada pela constatação do desempenho na escrita da redação entre os alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Nossa Senhora da Paz, candidatos a uma vaga do Enem em uma universidade pública. Theodor Adorno denuncia em suas obras, os instrumentos de escravização moderna do capitalismo, a manutenção do pensamento dominante, e a manipulação das informações através da indústria cultural, e indica o caminho da educação como instrumento para a obtenção da emancipação e libertação do indivíduo. A obra Dialética do Esclarecimento de Adorno em parceria com Horkheimer, mostra que a barbárie domina o circulo da vida sem que o individuo perceba. Em Educação e Emancipação, e Dialética negativa, Adorno manifesta sua crítica mais contundente a indústria cultural, e sua influencia sobre a educação. Os Comentadores do iluminismo e da escola de Frankfurt: Olgária Matos, Bruno Pucci, e Jurgen Habermas, este último em sua teoria da ação comunicativa, enriquecem o tema deste trabalho. Para a metodologia, buscamos as obras: pesquisa-ação de Michael Thiollet, Pedagogia da autonomia e pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Para elaboração da proposta de intervenção, a obra Filosofia em sala de aula de Lídia Maria Rodrigues contribuiu para dar suporte a elaboração da proposta de Intervenção, fundamentada nas práticas de redação viabilizando melhores resultados no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 902 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adorno | pt_BR |
Título: dc.title | ADORNO: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO À LUZ DA INDÚSTRIA CULTURAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO FINAL FelicianoCOSTA.pdf | Dissertação Prof-Filo | 881,05 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642723/2/DISSERTAÇÃO FINAL FelicianoCOSTA.pdfDownload |
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