ADORNO: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO À LUZ DA INDÚSTRIA CULTURAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, FELICIANO DE JESUS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T21:35:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T21:35:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-24-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO FINAL FelicianoCOSTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642723-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho está fundamentado na teoria crítica da Escola de Frankfurt, e tem como objetivos apresentar o conceito de indústria cultural e semiformação na visão do filósofo Theodor W. Adorno, e sua interferência direta na emancipação do indivíduo. O problema que chamou atenção, e motivou a pesquisar esse filósofo, foi provocada pela constatação do desempenho na escrita da redação entre os alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Nossa Senhora da Paz, candidatos a uma vaga do Enem em uma universidade pública. Theodor Adorno denuncia em suas obras, os instrumentos de escravização moderna do capitalismo, a manutenção do pensamento dominante, e a manipulação das informações através da indústria cultural, e indica o caminho da educação como instrumento para a obtenção da emancipação e libertação do indivíduo. A obra Dialética do Esclarecimento de Adorno em parceria com Horkheimer, mostra que a barbárie domina o circulo da vida sem que o individuo perceba. Em Educação e Emancipação, e Dialética negativa, Adorno manifesta sua crítica mais contundente a indústria cultural, e sua influencia sobre a educação. Os Comentadores do iluminismo e da escola de Frankfurt: Olgária Matos, Bruno Pucci, e Jurgen Habermas, este último em sua teoria da ação comunicativa, enriquecem o tema deste trabalho. Para a metodologia, buscamos as obras: pesquisa-ação de Michael Thiollet, Pedagogia da autonomia e pedagogia do oprimido de Paulo Freire. Para elaboração da proposta de intervenção, a obra Filosofia em sala de aula de Lídia Maria Rodrigues contribuiu para dar suporte a elaboração da proposta de Intervenção, fundamentada nas práticas de redação viabilizando melhores resultados no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent902 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdornopt_BR
Título: dc.titleADORNO: EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO À LUZ DA INDÚSTRIA CULTURALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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