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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES JUNIOR, Emanuel Avelino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T21:20:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T21:20:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO.VERSÃO FINAL COM OS AJUSTES.EMANUEL AVELINO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642722 | - |
Resumo: dc.description.abstract | “Invocação às Musas...” tal era a expressão utilizada pelos poetas (aedos) na Grécia antiga antes do canto de suas peças – epopeias e romances. As Musas, por sua vez, eram deusas associadas à música, ao conto e à memória, sendo estas as responsáveis pela produção poética, enquanto que o poeta era seu porta-voz. Assim, para os gregos da antiguidade homérica a produção poética tratava-se de um feito divino. Ademais, foi por meio dessas histórias que Homero, o maior dos poetas gregos, se tornou o grande educador da Grécia, uma vez que, ao cantar, narrar ou contar essas histórias – Ilíada e Odisseia –, não só transmitia, tradições militares do mundo helênico, com certa base histórica, mas uma miríade de experiências e imagens para a formação e expansão do imaginário daquele povo e, com isso, melhorando a sua capacidade de pensamento. Diante disso, acredita-se, em certa medida, que ensinar filosofia é transmitir conceitos e/ou conteúdos sobre a história da filosofia, o que certamente, é condição sine qua non para que o processo de ensino filosófico esteja imbuído da sua própria história, sendo essa a matéria prima para filosofar. No entanto, transmitir a história da filosofia sem vivificá-la no pensamento do aluno é, antes de tudo, um processo reducionista da própria filosofia, sem imaginação. Assim, é preciso tal como Homero, proporcionar um processo que perpassa a mera concepção pedagógica de ensino. Partindo deste entendimento, a seguinte questão se evidencia: Como ensinar filosofia? Esta questão é, ela mesma, um problema filosófico. Por isso, buscaremos como possibilidade e/ou proposta para o ensino de filosofia, demostrar que: a arte de contar histórias pode trazer à tona uma prática para além da transmissão de conteúdo. Desse modo, no primeiro momento, buscou-se discutir o ensino da filosofia como problema filosófico; em seguida, dialogou-se acerca do papel da literatura e/ou humanidades na formação humana e, por último, foi demostrado como arte de contar histórias pode fomentar a formação e expansão do imaginário da criança e do adolescente no ensino de filosofia. Entrementes, este trabalho foi realizado com os alunos (as) da escola Pequeno Príncipe de Floriano/PI, especificamente, com 6°, 7° e 8° ano do Ensino Fundamental II, além disso, devido a pandemia do Covid-19 ressaltamos o caráter remoto desta intervenção, sobretudo, através das plataformas digitais: Youtube, Google Meet, Grupos no Telegram e outros. Ademais, como base teórica, o estudo está sustentado nas postulações de Gallo (2012), Cerletti (2009), Porta (2002), Nussbaum (2015), Keen (2017), Oliveira (2014), Colomer (2007), Coelho (2000), Aristóteles (2010) entre outros. Esta intervenção filosófica possibilitou novas experiências e vivências ao proporcionar novas sensações e emoções pela via da imaginação. Frente ao exposto, foi possível vivenciar outras vidas e épocas – um outro ethos, o que fomentou, em certa medida, a empatia e a tolerância por parte das crianças e adolescentes. Além disso, o presente estudo mostrou-se uma possibilidade livre e criativa para o ensino de filosofia para além da simples transmissão de conteúdo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | pt_BR |
Título: dc.title | “INVOCAÇÃO ÀS MUSAS...” A EXPANSÃO DO IMAGINÁRIO ATRAVÉS DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO.VERSÃO FINAL COM OS AJUSTES.EMANUEL AVELINO.pdf | Dissertação Prof-Filo | 1,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642722/2/DISSERTAÇÃO.VERSÃO FINAL COM OS AJUSTES.EMANUEL AVELINO.pdfDownload |
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