A REPRESENTAÇÃO DE FILOSOFIA NA OPINIÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO: UMA INTERVENÇÃO FILOSÓFICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINHEIRO, Francisca Alaíne-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-28T03:29:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-28T03:29:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherFrancisca Alaine Pinheiro.docpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642714-
Resumo: dc.description.abstractA presente Dissertação de Mestrado foi intitulada “A representação de Filosofia na opinião dos discentes do Ensino Médio: uma intervenção filosófica. Trata-se de um estudo sobre o ensino de Filosofia e a recepção desta disciplina segundo discentes do Ensino Médio. Esse estudo fundamenta-se na percepção de que as opiniões vigentes sobre a Filosofia, produzem uma representação negativa acerca dessa área de conhecimento, que interfere na recepção dos discentes em relação ao componente curricular Filosofia. Constata-se que isto inviabiliza o trabalho docente e prejudica o desempenho acadêmico dos discentes. Esta problemática, certamente, é vivenciada na experiência daqueles que lidam com ensino de Filosofia, o que leva a frequentes dificuldades em efetivar um trabalho pedagógico satisfatório. Este estudo tem como objetivo compreender como se dá a representação de Filosofia pelos discentes e, neste sentido, verificar se tal representação ou opinião tem interferido efetivamente na consolidação da Filosofia como componente curricular do ensino médio. A Filosofia enquanto saber detentor de conteúdo crítico está envolvida em controvérsias, questionamentos, isto é, trata-se de um conhecimento que tem em si mesmo seu objeto de estudo enquanto fundamento do método e da crítica radical. Com base neste entendimento, para realizar a presente pesquisa, parte-se de uma concepção de Filosofia que adota a perspectiva socrático-platônica de “busca amorosa do saber” cuja natureza é a discussão de problemas e questões da experiência humana (opiniões) que, submetida ao exercício da razão e do diálogo (dialética) propicie um conhecimento que amplie e/ou fundamente as opiniões (quando consideradas verdadeiras) ou as supere (quando consideradas falsas). Desse modo, a finalidade desta pesquisa é entender como as opiniões sobre a Filosofia, presentes no senso comum, compõem uma representação social acerca deste ensino para o currículo do ensino médio que impactam em sua real efetivação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOpiniãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleA REPRESENTAÇÃO DE FILOSOFIA NA OPINIÃO DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO: UMA INTERVENÇÃO FILOSÓFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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