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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTANA, Pablo Andrey da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-28T01:33:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-28T01:33:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pablo Andrey da Silva Santana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642713 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho visa propor uma reflexão sobre o uso dos seriados televisivos, como estratégia de intervenção, no ensino de Filosofia do Ensino Médio. Embora a questão do ensino de Filosofia não seja concebida como uma das questões fundamentais do processo histórico e tradicional da Filosofia, o exercício filosófico na sala de aula não pode ser negligenciado, como apontam Kohan (2004) e Ghedin (2009). A filosofia enquanto disciplina pode ampliar a atuação do indivíduo, dentro e fora do universo escolar, de diferentes maneiras: buscar a compreensão da realidade, repensar os valores e ensinar aspectos cruciais da evolução do pensamento humano. A problemática levantada pelo nosso estudo encontra apoio nas reflexões de Gallo (2012), Rodrigo (2009) e outros comentadores que defendem que o ensino de Filosofia necessita dispor também de eventuais recursos não filosóficos para tornar mais acessível para os estudantes a aprendizagem de temas filosóficos. Nosso estudo evidencia, principalmente, que a aula de Filosofia no Ensino Médio deve ser encarada, como propõem Rorty (2007) e Ghiraldelli Jr. (1999), como uma forma de ampliação da imaginação e do estímulo ao livre pensar para, consequentemente, criar uma sensibilidade frente aos dramas humanos que, inicialmente, são considerados estranhos. Tal estímulo dado aos alunos para a prática do livre pensar deve ser feita no intuito de relacionar temáticas do seu cotidiano, possibilitando uma atmosfera que os aproxime das obras e pensamentos de autores filosóficos diversos. A proposta de elaboração de unidades didáticas para mediar o uso de seriados na aula de Filosofia é baseada na filosofia neopragmatista, de Rorty (2002; 2007), que defende o uso de diversos gêneros de narrativa, dentre os quais, os filmes e os programas televisivos, como formas de ampliação de nossa imaginação e, consequentemente, da nossa sensibilidade frente aos dramas humanos que, inicialmente, são considerados estranhos. A partir de sua perspectiva, enfatizamos que o uso do seriado pode ser concebido como um recurso eficaz para o ensino de Filosofia, visto que, além de ser uma abordagem temática interessante e criativa para a prática filosófica na sala de aula, também pode atuar como elemento conectivo entre a realidade discente e o conteúdo teórico, conceitual e metodológico da disciplina de Filosofia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Seriados | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neopragmatismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rorty | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO: Temas Filosóficos e Seriados | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Pablo Andrey da Silva Santana.pdf | Dissertação Prof-Filo | 1,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642713/2/Pablo Andrey da Silva Santana.pdfDownload |
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