ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO: Temas Filosóficos e Seriados

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTANA, Pablo Andrey da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-28T01:33:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-28T01:33:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherPablo Andrey da Silva Santanapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642713-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho visa propor uma reflexão sobre o uso dos seriados televisivos, como estratégia de intervenção, no ensino de Filosofia do Ensino Médio. Embora a questão do ensino de Filosofia não seja concebida como uma das questões fundamentais do processo histórico e tradicional da Filosofia, o exercício filosófico na sala de aula não pode ser negligenciado, como apontam Kohan (2004) e Ghedin (2009). A filosofia enquanto disciplina pode ampliar a atuação do indivíduo, dentro e fora do universo escolar, de diferentes maneiras: buscar a compreensão da realidade, repensar os valores e ensinar aspectos cruciais da evolução do pensamento humano. A problemática levantada pelo nosso estudo encontra apoio nas reflexões de Gallo (2012), Rodrigo (2009) e outros comentadores que defendem que o ensino de Filosofia necessita dispor também de eventuais recursos não filosóficos para tornar mais acessível para os estudantes a aprendizagem de temas filosóficos. Nosso estudo evidencia, principalmente, que a aula de Filosofia no Ensino Médio deve ser encarada, como propõem Rorty (2007) e Ghiraldelli Jr. (1999), como uma forma de ampliação da imaginação e do estímulo ao livre pensar para, consequentemente, criar uma sensibilidade frente aos dramas humanos que, inicialmente, são considerados estranhos. Tal estímulo dado aos alunos para a prática do livre pensar deve ser feita no intuito de relacionar temáticas do seu cotidiano, possibilitando uma atmosfera que os aproxime das obras e pensamentos de autores filosóficos diversos. A proposta de elaboração de unidades didáticas para mediar o uso de seriados na aula de Filosofia é baseada na filosofia neopragmatista, de Rorty (2002; 2007), que defende o uso de diversos gêneros de narrativa, dentre os quais, os filmes e os programas televisivos, como formas de ampliação de nossa imaginação e, consequentemente, da nossa sensibilidade frente aos dramas humanos que, inicialmente, são considerados estranhos. A partir de sua perspectiva, enfatizamos que o uso do seriado pode ser concebido como um recurso eficaz para o ensino de Filosofia, visto que, além de ser uma abordagem temática interessante e criativa para a prática filosófica na sala de aula, também pode atuar como elemento conectivo entre a realidade discente e o conteúdo teórico, conceitual e metodológico da disciplina de Filosofia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSeriadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeopragmatismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRortypt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO: Temas Filosóficos e Seriadospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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