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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Rogério Sérgio dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T21:11:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T21:11:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO Rogério dosSANTOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642710 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado ensino de filosofia numa perspectiva da ética das virtudes aristotélica como uma proposta para o ensino médio surge com o propósito de trazer para o meio escolar reflexões pautadas nos saberes éticos, a fim de ampliar os debates em sala de aula sobre a temática. A construção da pesquisa se deu a partir da problemática com as seguintes questões: como a ética das virtudes pode dar conta dos problemas éticos existente no espaço escolar e/ou na sociedade? É possível trabalhar uma ética clássica nos dias atuais sem transpor ideias prontas ou doutrinar? Como construir saberes éticos no ensino médio a partir de uma intervenção filosófica? Como a ética das virtudes pode contribuir para o exercício da cidadania? Como tentativa de dar respostas para tais questões, desenvolvemos os seguintes objetivos. Construímos com objetivo geral: promover uma ação intervencionista através da prática docente em filosofia, no nível médio da Escola Família Agrícola Santa Ângela. Para os objetivos específicos temos: trabalhar no contexto escolar a partir de uma reflexão sobre a ética das virtudes aristotélica em sala de aula com os discentes; discutir sobre a ética das virtudes aristotélica no ensino de filosofia e utilizar, através de estratégias de ensino, a reflexão e o diálogo sobre a perspectiva das virtudes ética aristotélica como possível evolução crítica reflexiva dos discentes. A pesquisa se desenvolve a partir de um estudo teórico baseado numa análise bibliográfica em livros, artigos, periódicos, dissertações, teses e de um estudo prático em campo, com uma pesquisa-ação, através da execução de uma proposta de intervenção filosófica na sala de aula. O trabalho em prática tem um caráter filosófico de cunho qualitativo, pautado na obra ética a Nicômaco de Aristóteles, assim como de outros comentadores que discutem o tema. Optou-se em trabalhar tal temática numa proposta de intervenção, por achar ainda que a escola é o melhor lugar para se discutir os valores éticos e por acreditar que trabalhar nessa perspectiva possa estimular os discentes a refletir sobre os problemas éticos que afetam a relação de convivência no espaço escolar e sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 874 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Virtudes | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA DA ÉTICA DAS VIRTUDES ARISTOTÉLICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO Rogério dosSANTOS.pdf | Dissertação Prof-Filo | 853,03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642710/2/DISSERTAÇÃO Rogério dosSANTOS.pdfDownload |
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