Sequências didáticas: Sala de aula virtual invertida e abordagem investigativa no ensino de genética (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Xisda Magna Rafaski dos-
Autor(es): dc.contributor.authorGontijo, Andreia Barcelos Passos Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorGradella, Débora Barreto Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T21:00:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T21:00:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642709-
Resumo: dc.description.abstractOlá, colegas professores (as)! Vocês estão convidados a conhecer este e-book intitulado “Sequências didáticas: Sala de aula virtual invertida e abordagem investigativa no Ensino de Genética”, fruto de um trabalho do Programa de Mestrado em Ensino de Biologia em rede Nacional (ProfBio). As três sequências didáticas (SDs) apresentadas poderão ser utilizadas como ferramentas pedagógicas para trabalhar conteúdos de Genética numa perspectiva de metodologia ativa envolvendo sala de aula invertida e abordagem investigativa. Mas, afinal, o que é sala de aula invertida? É um modelo ou proposta do ensino híbrido em que o conteúdo e instruções são estudados em casa no formato ‘on-line’ antes da aula presencial. As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) são as ferramentas que viabilizam o estudo virtual e nesse ambiente o professor (a) pode utilizar diversos recursos para promover a aprendizagem como vídeos, animações, documentários, laboratórios virtuais, quiz entre outros. Já o espaço da sala de aula é utilizado para discussões em grupo, resolução de atividades, desenvolvimento de práticas, experimentos, ou seja, lugar de trabalhar conteúdos já estudados (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015; BERGMANN; SAMS,2018). O nome “Sala de aula virtual invertida” surgiu, porque em todas as SDs desse e-book foram utilizadas o ambiente virtual de aprendizagem, embora não exista apenas uma maneira de inversão da sala de aula (BERGMANN; SAMS,2018). E o ensino por investigação o que é? Segundo Sasseron, (2015, p. 58) o ensino por investigação configura-se como uma abordagem didática, podendo, portanto, estar vinculado a qualquer recurso de ensino desde que o processo de investigação seja colocado em prática e realizado pelos alunos a partir e por meio das orientações do professor (a). As atividades investigativas trabalham com algumas etapas fundamentais a saber: problematização, elaboração de hipótese, experimentação, observação e coleta de dados, sistematização (discussão) e conclusão. Dessa forma, todas as SDs trazem as etapas do processo investigativo e claro, numa versão de sala de aula virtual invertida. Nesse e-book descrevo o passo a passo de cada aula, sobretudo, das aulas presenciais (práticas). Para aulas virtuais fiz sugestões de vídeos, contudo as tarefas propostas na plataforma ficarão a cargo de cada professor (a) adaptando à sua criatividade e realidade. Desejo que essas SDs facilitem seu trabalho e motivem ainda mais os estudantes a conhecer o mundo fascinante da Genética. Que esse material sirva de inspiração para todos aqueles que, assim como eu, almejam realizar novas metodologias de ensino-aprendizagem no seu dia a dia em sala de aula. Agradeço ao apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGenéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleSequências didáticas: Sala de aula virtual invertida e abordagem investigativa no ensino de genética (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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