A TEORIA POLÍTICA DE JOHN RAWLS: o procedimento da razão pública como proposta metodológica para uma educação cidadã

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Autor(es): dc.contributorMestrado Profissional em Filosofia (UFPI)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIRA, William Tavares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T20:08:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T20:08:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-19-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO William Tavares finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642706-
Resumo: dc.description.abstractPretendemos com esta dissertação apresentar uma proposta metodológica aos professores de filosofia da rede estadual de educação da cidade de Gilbués-PI, que articule os conceitos estruturadores da temática política/cidadania com o exercício do poder político dos educandos como cidadãos. O desenvolvimento dessa proposta parte da seguinte problemática: que tipo de metodologia prática pode contribuir para a formação de um sujeito livre e consciente do seu dever cívico numa aula de filosofia? Nesse sentido, partindo do princípio de que o conceito de democracia deliberativa é compreendido como um modelo ou processo de deliberação no qual, necessariamente, acontece o debate público, apresentamos o procedimento da razão pública rawsiano como uma possível ferramenta de ensino para uma prática metodológica que objetiva ampliar as discussões sobre a formação de um cidadão crítico e consciente. A partir desse ponto, é necessário que se compreenda o procedimento da filosofia política de John Rawls como espaço em que se discutem questões fundamentais, que sempre visam ao bem comum. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se na teoria política de John Rawls. Entretanto, levando em consideração que o ensino de filosofia, impreterivelmente, precisa ser amparado por aspectos legais, fez-se necessária uma análise documental, a qual permitiu conceber uma ideia concreta, sem preconceito, sobre o status da filosofia como disciplina no sistema educacional nacional em diferentes períodos da história. Essa análise permitiu que algumas questões sobre a filosofia como disciplina e a educação cidadã como proposta temática integrassem-se ao processo de discussão, sem ideias preconcebidas. Verdade seja dita, não é de hoje que a filosofia encontra resistência para firmar-se como disciplina, assim como a educação para a cidadania, muitas vezes, é vista com desconfiança pelos docentes da área. Por isso, esperamos que o conjunto de referências empregado para o desenvolvimento teórico desta dissertação cumpra dois propósitos específicos: quebre preconceitos e enriqueça o debate sobre práticas metodológicas para o ensino de filosofia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent671 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRazãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemocraciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectparticipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRawlspt_BR
Título: dc.titleA TEORIA POLÍTICA DE JOHN RAWLS: o procedimento da razão pública como proposta metodológica para uma educação cidadãpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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