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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mestrado Profissional em Filosofia (UFPI) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIRA, William Tavares de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T20:08:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T20:08:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO William Tavares final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642706 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pretendemos com esta dissertação apresentar uma proposta metodológica aos professores de filosofia da rede estadual de educação da cidade de Gilbués-PI, que articule os conceitos estruturadores da temática política/cidadania com o exercício do poder político dos educandos como cidadãos. O desenvolvimento dessa proposta parte da seguinte problemática: que tipo de metodologia prática pode contribuir para a formação de um sujeito livre e consciente do seu dever cívico numa aula de filosofia? Nesse sentido, partindo do princípio de que o conceito de democracia deliberativa é compreendido como um modelo ou processo de deliberação no qual, necessariamente, acontece o debate público, apresentamos o procedimento da razão pública rawsiano como uma possível ferramenta de ensino para uma prática metodológica que objetiva ampliar as discussões sobre a formação de um cidadão crítico e consciente. A partir desse ponto, é necessário que se compreenda o procedimento da filosofia política de John Rawls como espaço em que se discutem questões fundamentais, que sempre visam ao bem comum. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se na teoria política de John Rawls. Entretanto, levando em consideração que o ensino de filosofia, impreterivelmente, precisa ser amparado por aspectos legais, fez-se necessária uma análise documental, a qual permitiu conceber uma ideia concreta, sem preconceito, sobre o status da filosofia como disciplina no sistema educacional nacional em diferentes períodos da história. Essa análise permitiu que algumas questões sobre a filosofia como disciplina e a educação cidadã como proposta temática integrassem-se ao processo de discussão, sem ideias preconcebidas. Verdade seja dita, não é de hoje que a filosofia encontra resistência para firmar-se como disciplina, assim como a educação para a cidadania, muitas vezes, é vista com desconfiança pelos docentes da área. Por isso, esperamos que o conjunto de referências empregado para o desenvolvimento teórico desta dissertação cumpra dois propósitos específicos: quebre preconceitos e enriqueça o debate sobre práticas metodológicas para o ensino de filosofia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 671 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Razão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | participação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rawls | pt_BR |
Título: dc.title | A TEORIA POLÍTICA DE JOHN RAWLS: o procedimento da razão pública como proposta metodológica para uma educação cidadã | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO William Tavares final.pdf | Dissertação Prof-Filo | 654.89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642706/2/DISSERTAÇÃO William Tavares final.pdfDownload |
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