A DIFERENÇA SEXUAL NA ESCOLA: ABJEÇÃO COMO TENSÃO DO MÉTODO PEDAGÓGICO

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Autor(es): dc.contributorMestrado Profissional em Filosofia (UFPI)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Allan Henrique Bacelar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T18:49:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T18:49:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação finalizada Allan SILVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642699-
Resumo: dc.description.abstractA diversidade sexual e de gênero são visivelmente vilipendiadas pelas práticas pedagógicas pautadas em documentos e discussões heteronormativas. Desta forma, essa diversidade é qualificada como algo “pecaminoso”, “desviante” ou “anormal”. Em se tratando do ambiente e prática escolar, tal diversidade é invisibilizada, em decorrência da heteronormatividade reinante. A partir dessa constatação, buscamos fundamentos epistemológicos, a partir de pensamento de Judith Butler (2015), para denunciar e criticar os pressupostos essencialistas com respeito à questão do gênero e do sexo no ambiente escolar, especialmente no que tange aos corpos que não estão enquadrados nas prerrogativas dos documentos e nas práticas educacionais, tidos agora como o “outro” sujeito, o abjeto. Para melhor objetivarmos a discussão, utilizamos os referenciais teóricos de Butler (2015), Louro (2001, 2007, 2014) e Miskolci (2017), que nos apresentam a discussão queer, para uma possível reelaboração conceitual-metodológica com respeito à prática educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent879kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectDiferenças sexuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbjetopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQueerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Título: dc.titleA DIFERENÇA SEXUAL NA ESCOLA: ABJEÇÃO COMO TENSÃO DO MÉTODO PEDAGÓGICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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