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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mestrado Profissional em Filosofia (UFPI) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Allan Henrique Bacelar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T18:49:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T18:49:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação finalizada Allan SILVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642699 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A diversidade sexual e de gênero são visivelmente vilipendiadas pelas práticas pedagógicas pautadas em documentos e discussões heteronormativas. Desta forma, essa diversidade é qualificada como algo “pecaminoso”, “desviante” ou “anormal”. Em se tratando do ambiente e prática escolar, tal diversidade é invisibilizada, em decorrência da heteronormatividade reinante. A partir dessa constatação, buscamos fundamentos epistemológicos, a partir de pensamento de Judith Butler (2015), para denunciar e criticar os pressupostos essencialistas com respeito à questão do gênero e do sexo no ambiente escolar, especialmente no que tange aos corpos que não estão enquadrados nas prerrogativas dos documentos e nas práticas educacionais, tidos agora como o “outro” sujeito, o abjeto. Para melhor objetivarmos a discussão, utilizamos os referenciais teóricos de Butler (2015), Louro (2001, 2007, 2014) e Miskolci (2017), que nos apresentam a discussão queer, para uma possível reelaboração conceitual-metodológica com respeito à prática educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 879kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Diferenças sexuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Abjeto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Queer | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Título: dc.title | A DIFERENÇA SEXUAL NA ESCOLA: ABJEÇÃO COMO TENSÃO DO MÉTODO PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação finalizada Allan SILVA.pdf | Dissertação Prof-Filo | 858.14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642699/2/Dissertação finalizada Allan SILVA.pdfDownload |
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