O CHÃO DA ESCOLA NO ESPAÇO DO MUNDO DA VIDA

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Autor(es): dc.contributorMestrado Profissional em Filosofia (UFPI)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPESSOA, Alexandra Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T18:06:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T18:06:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-05-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTACAOFINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642697-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana no ‘chão da escola’, entendido por nós como espaço democrático privilegiado para livre discussão e possíveis consensos legitimados. Trabalhamos especificamente apresentando alguns contributos dessa teoria na análise do projeto político pedagógico da unidade de ensino na qual intervimos, articulando as incongruências no cenário pesquisado a um breve diagnóstico da crise da racionalidade e da educação na modernidade, tomando como referenciais dois conceitos centrais da tese de Habermas: do mundo da vida e do sistema. No lócus educativo é perceptível a predominância da razão instrumental. No nosso entender, Habermas, no intuito de revisar e superar as dicotomias do pensamento moderno, apresenta outra possibilidade de compreensão da racionalidade: a racionalidade comunicativa, oriunda dos processos de comunicação que se estabelecem entre os diversos agentes sociais. De acordo com essa teoria, é mediante o agir comunicativo que os diversos agentes podem estabelecer entendimentos acerca do mundo objetivo, subjetivo e social e, ao mesmo tempo, alcançar consensos acerca do que desejam para si mesmos, para a sociedade e, também, para o campo educacional. A ação comunicativa pode contribuir com a educação ao questionar sobre os processos mediante os quais se dá a formação humana e, a partir disso, propiciar momentos de diálogo e de discussão acerca das justificações e dos fundamentos com base nos quais a práxis pedagógica escolar é articulada, embora isso seja um desafio no contexto de “colonização sistêmica” em que vivemos. Contudo, defendemos que a aproximação entre a teoria habermasiana e o complexo âmbito da educação é importante e necessária, como suporte para uma gestão escolar democrática na qual a interlocução entre todos os atores envolvidos no processo torne possível a melhoria nos conflitos que assolam esse meio, sobretudo na formação de pessoas comunicativamente competentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAção comunicativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacionalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleO CHÃO DA ESCOLA NO ESPAÇO DO MUNDO DA VIDApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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