Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mestrado Profissional em Filosofia (UFPI) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PESSOA, Alexandra Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T18:06:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T18:06:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTACAOFINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642697 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana no ‘chão da escola’, entendido por nós como espaço democrático privilegiado para livre discussão e possíveis consensos legitimados. Trabalhamos especificamente apresentando alguns contributos dessa teoria na análise do projeto político pedagógico da unidade de ensino na qual intervimos, articulando as incongruências no cenário pesquisado a um breve diagnóstico da crise da racionalidade e da educação na modernidade, tomando como referenciais dois conceitos centrais da tese de Habermas: do mundo da vida e do sistema. No lócus educativo é perceptível a predominância da razão instrumental. No nosso entender, Habermas, no intuito de revisar e superar as dicotomias do pensamento moderno, apresenta outra possibilidade de compreensão da racionalidade: a racionalidade comunicativa, oriunda dos processos de comunicação que se estabelecem entre os diversos agentes sociais. De acordo com essa teoria, é mediante o agir comunicativo que os diversos agentes podem estabelecer entendimentos acerca do mundo objetivo, subjetivo e social e, ao mesmo tempo, alcançar consensos acerca do que desejam para si mesmos, para a sociedade e, também, para o campo educacional. A ação comunicativa pode contribuir com a educação ao questionar sobre os processos mediante os quais se dá a formação humana e, a partir disso, propiciar momentos de diálogo e de discussão acerca das justificações e dos fundamentos com base nos quais a práxis pedagógica escolar é articulada, embora isso seja um desafio no contexto de “colonização sistêmica” em que vivemos. Contudo, defendemos que a aproximação entre a teoria habermasiana e o complexo âmbito da educação é importante e necessária, como suporte para uma gestão escolar democrática na qual a interlocução entre todos os atores envolvidos no processo torne possível a melhoria nos conflitos que assolam esse meio, sobretudo na formação de pessoas comunicativamente competentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ação comunicativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racionalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | O CHÃO DA ESCOLA NO ESPAÇO DO MUNDO DA VIDA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO final.pdf | Dissertação Alexandra Prof-Filo | 1.51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642697/2/DISSERTACAO final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons