Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mestrado Profissional em Filosofia (UFPI) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NUNES, Sanna Chris Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-27T18:16:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-27T18:16:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Sanna Revisão Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642690 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo analisa a escola como espaço de disciplina e violência sob a perspectiva conceitual de Michel Foucault. Com o objetivo de atualizar o rol dos mecanismos de disciplina e controle, a pesquisa utiliza a metodologia arqueológica da leitura foucaultiana para problematizar seu eixo norteador. Primeiramente, partimos da análise das relações de poder na sociedade disciplinada, onde o poder disciplinar e o controle dos corpos se inscrevem na subjetividade massificada dos sujeitos. Em seguida, elaboramos um breve apanhado genealógico dos dispositivos de controle e de poder presentes no campo educacional como um espaço de controle e violência. O crescimento das tecnologias disciplinares na escola atual funciona como práticas que inserem os estudantes em constante observação, no modelo de uma vigilância contínua como forma de tecnologia disciplinar potencializada na normalização da sociedade na era digital. Neste caso, para além da mera análise dos mecanismos de poder, pretendemos explicitar os conceitos presentes na obra “Vigiar e Punir” (1987 [1975]), com atenção para a escola contemporânea. A contribuição de Foucault é fundamental para entender as questões presentes na escola, pois é no ambiente escolar que as relações de poder são efetivadas e legitimadas de modo exemplar. Como conclusão, propomos pensar a sociedade através do fenômeno do poder que normaliza os sujeitos e suas novas tecnologias de implementação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 862 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Poder disciplinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos de controle | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Título: dc.title | A ESCOLA, DISCIPLINA E NOVAS TECNOLOGIAS SOB A ORDEM DA VIOLÊNCIA: uma análise foucaultiana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao Sanna Revisão Final.pdf | Dissertação Prof-Filo | 841.55 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642690/2/Dissertacao Sanna Revisão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons