A ESCOLA, DISCIPLINA E NOVAS TECNOLOGIAS SOB A ORDEM DA VIOLÊNCIA: uma análise foucaultiana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMestrado Profissional em Filosofia (UFPI)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, Sanna Chris Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-27T18:16:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-27T18:16:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-22-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Sanna Revisão Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642690-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo analisa a escola como espaço de disciplina e violência sob a perspectiva conceitual de Michel Foucault. Com o objetivo de atualizar o rol dos mecanismos de disciplina e controle, a pesquisa utiliza a metodologia arqueológica da leitura foucaultiana para problematizar seu eixo norteador. Primeiramente, partimos da análise das relações de poder na sociedade disciplinada, onde o poder disciplinar e o controle dos corpos se inscrevem na subjetividade massificada dos sujeitos. Em seguida, elaboramos um breve apanhado genealógico dos dispositivos de controle e de poder presentes no campo educacional como um espaço de controle e violência. O crescimento das tecnologias disciplinares na escola atual funciona como práticas que inserem os estudantes em constante observação, no modelo de uma vigilância contínua como forma de tecnologia disciplinar potencializada na normalização da sociedade na era digital. Neste caso, para além da mera análise dos mecanismos de poder, pretendemos explicitar os conceitos presentes na obra “Vigiar e Punir” (1987 [1975]), com atenção para a escola contemporânea. A contribuição de Foucault é fundamental para entender as questões presentes na escola, pois é no ambiente escolar que as relações de poder são efetivadas e legitimadas de modo exemplar. Como conclusão, propomos pensar a sociedade através do fenômeno do poder que normaliza os sujeitos e suas novas tecnologias de implementação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent862 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPoder disciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDispositivos de controlept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Título: dc.titleA ESCOLA, DISCIPLINA E NOVAS TECNOLOGIAS SOB A ORDEM DA VIOLÊNCIA: uma análise foucaultianapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseFilosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons