Misturando e separando cores.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Bianca Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Evandro Roberto-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Carla Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-25T17:18:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-25T17:18:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_Final_Bianca_Carolina_Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642658-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado para ser desenvolvido presencialmente, com o objetivo de apresentar uma sequência de três atividades práticas com viés investigativo para a abordagem de conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio, podendo ser adaptado para o ambiente virtual. Tais conteúdos estão contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Básico Comum (CBC) de Minas Gerais. Os capítulos 2, 3 e 4 são direcionados ao professor. Cada um deles traz uma introdução teórica sobre o assunto abordado no capítulo, os objetivos da atividade proposta, os conteúdos que podem ser abordados, a turma em que se recomenda a aplicação, o tempo estimado para a realização da atividade, o experimento contendo a problematização, o material necessário e a parte experimental ilustrada, além de uma proposta de condução da atividade. O capítulo 5 é direcionado aos estudantes e traz os roteiros experimentais que podem ser diretamente impressos e entregues pelo professor ou podem ser adaptados. Cada um dos três roteiros apresenta uma proposta de avaliação diagnóstica e relatório, além de uma introdução teórica sobre o assunto, a problematização e a parte experimental. As respostas para as questões da avaliação diagnóstica e do relatório estão apresentadas nos capítulos 2, 3 e 4. A introdução teórica foi pensada para o professor, que tem autonomia para selecionar os aspectos que considera relevantes para apresentar aos estudantes. Também é recomendado que o roteiro do experimento seja entregue ou enviado aos estudantes somente após a discussão prévia. As questões da avaliação diagnóstica e do relatório foram respondidas da forma mais completa possível neste material, mas sugere-se que o professor estabeleça uma resposta esperada, com base no perfil da turma. Como forma de despertar o interesse dos estudantes, os títulos das três atividades práticas foram pensados como perguntas: (1) Como colorir um merengue com diferentes tonalidades de verde? (2) Como colorir cubos de açúcar? (3) É possível separar os corantes tartrazina e azul brilhante FCF? Na proposição das atividades práticas buscou-se, sempre que possível, associar o fenômeno estudado com situações vivenciadas pelos estudantes no seu dia-a-dia. Além disso, as práticas foram propostas utilizando materiais de fácil acesso para o professor e para os estudantes. Esperamos que este material auxilie o professor a introduzir atividades práticas na sua rotina escolar, contribuindo para desmistificar a visão equivocada dos estudantes em relação à Química. Ainda, esperamos que as atividades propostas nesse material sejam desafiadoras para os estudantes durante a resolução das situações-problema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.540 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCromatografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorantespt_BR
Título: dc.titleMisturando e separando cores.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional Mestradopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons