Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Bianca Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Evandro Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Carla Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-25T17:18:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-25T17:18:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional_Final_Bianca_Carolina_Pereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642658 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi elaborado para ser desenvolvido presencialmente, com o objetivo de apresentar uma sequência de três atividades práticas com viés investigativo para a abordagem de conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio, podendo ser adaptado para o ambiente virtual. Tais conteúdos estão contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Básico Comum (CBC) de Minas Gerais. Os capítulos 2, 3 e 4 são direcionados ao professor. Cada um deles traz uma introdução teórica sobre o assunto abordado no capítulo, os objetivos da atividade proposta, os conteúdos que podem ser abordados, a turma em que se recomenda a aplicação, o tempo estimado para a realização da atividade, o experimento contendo a problematização, o material necessário e a parte experimental ilustrada, além de uma proposta de condução da atividade. O capítulo 5 é direcionado aos estudantes e traz os roteiros experimentais que podem ser diretamente impressos e entregues pelo professor ou podem ser adaptados. Cada um dos três roteiros apresenta uma proposta de avaliação diagnóstica e relatório, além de uma introdução teórica sobre o assunto, a problematização e a parte experimental. As respostas para as questões da avaliação diagnóstica e do relatório estão apresentadas nos capítulos 2, 3 e 4. A introdução teórica foi pensada para o professor, que tem autonomia para selecionar os aspectos que considera relevantes para apresentar aos estudantes. Também é recomendado que o roteiro do experimento seja entregue ou enviado aos estudantes somente após a discussão prévia. As questões da avaliação diagnóstica e do relatório foram respondidas da forma mais completa possível neste material, mas sugere-se que o professor estabeleça uma resposta esperada, com base no perfil da turma. Como forma de despertar o interesse dos estudantes, os títulos das três atividades práticas foram pensados como perguntas: (1) Como colorir um merengue com diferentes tonalidades de verde? (2) Como colorir cubos de açúcar? (3) É possível separar os corantes tartrazina e azul brilhante FCF? Na proposição das atividades práticas buscou-se, sempre que possível, associar o fenômeno estudado com situações vivenciadas pelos estudantes no seu dia-a-dia. Além disso, as práticas foram propostas utilizando materiais de fácil acesso para o professor e para os estudantes. Esperamos que este material auxilie o professor a introduzir atividades práticas na sua rotina escolar, contribuindo para desmistificar a visão equivocada dos estudantes em relação à Química. Ainda, esperamos que as atividades propostas nesse material sejam desafiadoras para os estudantes durante a resolução das situações-problema. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.540 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cromatografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Corantes | pt_BR |
Título: dc.title | Misturando e separando cores. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional Mestrado | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional_Final_Bianca_Carolina_Pereira.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642658/2/Produto_Educacional_Final_Bianca_Carolina_Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons