ENTRE O EXERCÍCIO ESPIRITUAL E A DISSERTAÇÃO FILOSÓFICA: A ESCRITA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros, Loan dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T21:36:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T21:36:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Loanpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642460-
Resumo: dc.description.abstractO objeto desta pesquisa é a prática da escrita nas aulas de Filosofia no Ensino Médio e analisar as dificuldades para a sua aplicação. A partir de uma revisão bibliográfica da relação entre escrita e filosofia em Platão e nos filósofos helenísticos, percebemos a escrita como um exercício espiritual, no sentido dado por Pierre Hadot e Michel Foucault em suas análises da filosofia antiga. Desta forma, podemos pensar a importância da escrita quando aproximamos essa noção de exercício espiritual com a proposta de um ensino ativo de Filosofia defendido por Silvio Gallo e Alejandro Cerletti. Assim, além de analisar a importância da escrita no processo de ensino da Filosofia, busca-se de forma secundária analisar a relação da escrita dentro do livro didático de Filosofia e seu uso dentro do processo avaliativo. No campo empírico, utilizamos o modelo de aula como oficina de conceitos, proposta por Gallo como eixo norteador da nossa pesquisa-ação em sala de aula e nela iremos introduzir o uso escrita. Como procedimento de coleta de dados, recorremos ao grupo focal, realizado com alunos do 3º Ano da E. E. F. M. Deputado Joaci Pereira. Através da análise das redações dos alunos, assim como discussões em sala de aula, registradas em caderneta de campo, observamos as dificuldades encontradas, tais como a dificuldade da leitura dos textos filosóficos, assim como o domínio da sua própria língua, propomos algumas soluções para que a escrita possa ser mais bem utilizada nas aulas de filosofia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,02 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscrita Filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficina de Conceitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidática do Ensino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExercícios Espirituaispt_BR
Título: dc.titleENTRE O EXERCÍCIO ESPIRITUAL E A DISSERTAÇÃO FILOSÓFICA: A ESCRITA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons