O PROFESSOR DE FILOSOFIA QUE ATUA NO CEJA DE FORTALEZA: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SUA PRAXIS EDUCATIVA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Lucineide-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T21:29:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T21:29:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Lucineidept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642459-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar os desafios e as dificuldades identificadas nos relatos de experiência de docentes de filosofia dos CEJA do município de Fortaleza, a luz do pensamento complexo do filosofo e sociólogo francês Edgar Morin. Suas ideias nortearam reflexões sobre o ensino de filosofia nos CEJA, inserido numa realidade de ensino fragmentado, reducionista que dificulta, para os alunos, condições de contextualizar seus conhecimentos, de compreende-los como parte de uma totalidade. A pesquisa tem uma abordagem de natureza qualitativa, uma vez que esta possibilita uma maior compreensão dos fenômenos estudados, dos sujeitos envolvidos e dos significados das suas ações. Optou-se como estratégia metodológica a pesquisa-acão, por conceber que ela responde ao proposto por esse estudo, quanto ao caráter investigativo de uma situação e propositivo de ações que possam vir a contribuir com as praticas existentes. Os sujeitos da pesquisa são professores de Filosofia que atuam nos CEJA de Fortaleza, que formaram um grupo focal, técnica utilizada para a coleta de dados, além do questionário. Foram realizados seis encontros com o grupo focal, que propiciaram os seguintes achados da pesquisa: pensar o ensino de filosofia na educação de jovens e adultos numa perspectiva de se possibilitar um pensamento complexo, conforme a concepção de Morin, e ter a certeza de que reformulações são necessárias, de que se tem que assumir grandes desafios para isso. Um deles, importante no caminho das mudanças, diz respeito a necessidade da formação continuada dos docentes, fundamental para enfrentar as demandas que a realidade lhes impõe. Também se evidencia a necessidade de mudanças mais amplas: de estrutura, de currículo, de material didático de forma que se possa propiciar condições favoráveis para se caminhar em direção ao desenvolvimento de um ensino significativo para a vida dos alunos. Foi importante delimitar as ideias do pensamento complexo e da cabeça bem-feita para uma modalidade de ensino que, geralmente, fica num canto qualquer da escola; e também perceber, num contexto de negação, a importância do ensino filosófico para possibilitar essas ideias. Espera-se contribuir para que as questões aqui postas possam suscitar outras, possam reacender a esperança em possibilidades; possibilidade de mudar, de ampliar uma visão para se perceber os inúmeros fios que nos tecem, que tecem a realidade na qual todos se inserem e, percebidos, possam ser tecidos juntos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,12 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento complexopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCEJApt_BR
Título: dc.titleO PROFESSOR DE FILOSOFIA QUE ATUA NO CEJA DE FORTALEZA: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SUA PRAXIS EDUCATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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