Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Lucineide | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T21:29:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T21:29:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Lucineide | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo analisar os desafios e as dificuldades identificadas nos relatos de experiência de docentes de filosofia dos CEJA do município de Fortaleza, a luz do pensamento complexo do filosofo e sociólogo francês Edgar Morin. Suas ideias nortearam reflexões sobre o ensino de filosofia nos CEJA, inserido numa realidade de ensino fragmentado, reducionista que dificulta, para os alunos, condições de contextualizar seus conhecimentos, de compreende-los como parte de uma totalidade. A pesquisa tem uma abordagem de natureza qualitativa, uma vez que esta possibilita uma maior compreensão dos fenômenos estudados, dos sujeitos envolvidos e dos significados das suas ações. Optou-se como estratégia metodológica a pesquisa-acão, por conceber que ela responde ao proposto por esse estudo, quanto ao caráter investigativo de uma situação e propositivo de ações que possam vir a contribuir com as praticas existentes. Os sujeitos da pesquisa são professores de Filosofia que atuam nos CEJA de Fortaleza, que formaram um grupo focal, técnica utilizada para a coleta de dados, além do questionário. Foram realizados seis encontros com o grupo focal, que propiciaram os seguintes achados da pesquisa: pensar o ensino de filosofia na educação de jovens e adultos numa perspectiva de se possibilitar um pensamento complexo, conforme a concepção de Morin, e ter a certeza de que reformulações são necessárias, de que se tem que assumir grandes desafios para isso. Um deles, importante no caminho das mudanças, diz respeito a necessidade da formação continuada dos docentes, fundamental para enfrentar as demandas que a realidade lhes impõe. Também se evidencia a necessidade de mudanças mais amplas: de estrutura, de currículo, de material didático de forma que se possa propiciar condições favoráveis para se caminhar em direção ao desenvolvimento de um ensino significativo para a vida dos alunos. Foi importante delimitar as ideias do pensamento complexo e da cabeça bem-feita para uma modalidade de ensino que, geralmente, fica num canto qualquer da escola; e também perceber, num contexto de negação, a importância do ensino filosófico para possibilitar essas ideias. Espera-se contribuir para que as questões aqui postas possam suscitar outras, possam reacender a esperança em possibilidades; possibilidade de mudar, de ampliar uma visão para se perceber os inúmeros fios que nos tecem, que tecem a realidade na qual todos se inserem e, percebidos, possam ser tecidos juntos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,12 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento complexo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CEJA | pt_BR |
Título: dc.title | O PROFESSOR DE FILOSOFIA QUE ATUA NO CEJA DE FORTALEZA: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SUA PRAXIS EDUCATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Lucineide.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642459/2/Dissertação Lucineide.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons