CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO AUTÔNOMA E EMANCIPADA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFormiga, Jean Carlos Dantas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T21:04:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T21:04:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Jean Carlospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642458-
Resumo: dc.description.abstractA proposta desta dissertação de mestrado com o título A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO AUTONOMA E EMANCIPADA DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO buscou inspiração e fundamentação teórica no pensamento dos filósofos Immanuel Kant e Theodor Adorno, revisitando algumas de suas obras para que pudéssemos encontrar o suporte teórico que direciona para uma educação, por meio do ensino de Filosofia, capaz de promover uma formação autônoma e emancipada dos alunos. Assim, a pesquisa tem como objetivo, refletir sobre a Filosofia no Ensino Médio como um espaço de formação autônoma e esclarecida, averiguando a percepção de alunos em escolas públicas de Fortaleza – CE sobre o ensino dessa disciplina, observando ainda como ela vem sendo trabalhada em sala de aula. Ao se ater na parte empírica da pesquisa pudemos constatar que, embora com algumas dificuldades em termos de tempo, valorização, importância, etc., as aulas de Filosofia no Ensino Médio trazem uma contribuição sim para a formação autônoma e emancipada dos alunos posto que eles próprios foram claros ao afirmar quanto a oportunidade que o ensino de Filosofia lhes traz para desenvolver o pensamento crítico e reflexivo e, portanto, autônomo e esclarecido, dando-lhes ainda discernimentos em suas escolhas com relação as suas ações, a compreensão da sua existência e da sociedade onde vive. Enfim, todos os entrevistados concordaram que a disciplina contribui para a sua autonomia e emancipação. Em nossas considerações finais destacamos que a Disciplina de Filosofia no Ensino Médio e as ações dos professores nessa disciplina não são apenas prelúdios para um grande projeto público de transformação, mas, de fato, são elas mesmas continuas “com” e “nessa” mesma transformação. Assim, a necessidade de mudança, que é o desafio maior da educação, responde a essa urgente demanda, evidenciando os sujeitos – alunos e professores do ensino de Filosofia - como coparticipantes da construção do seu conhecimento e da transformação social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,17 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleCONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO AUTÔNOMA E EMANCIPADA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROF-Filo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons