
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Formiga, Jean Carlos Dantas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T21:04:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T21:04:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Jean Carlos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642458 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A proposta desta dissertação de mestrado com o título A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO AUTONOMA E EMANCIPADA DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO buscou inspiração e fundamentação teórica no pensamento dos filósofos Immanuel Kant e Theodor Adorno, revisitando algumas de suas obras para que pudéssemos encontrar o suporte teórico que direciona para uma educação, por meio do ensino de Filosofia, capaz de promover uma formação autônoma e emancipada dos alunos. Assim, a pesquisa tem como objetivo, refletir sobre a Filosofia no Ensino Médio como um espaço de formação autônoma e esclarecida, averiguando a percepção de alunos em escolas públicas de Fortaleza – CE sobre o ensino dessa disciplina, observando ainda como ela vem sendo trabalhada em sala de aula. Ao se ater na parte empírica da pesquisa pudemos constatar que, embora com algumas dificuldades em termos de tempo, valorização, importância, etc., as aulas de Filosofia no Ensino Médio trazem uma contribuição sim para a formação autônoma e emancipada dos alunos posto que eles próprios foram claros ao afirmar quanto a oportunidade que o ensino de Filosofia lhes traz para desenvolver o pensamento crítico e reflexivo e, portanto, autônomo e esclarecido, dando-lhes ainda discernimentos em suas escolhas com relação as suas ações, a compreensão da sua existência e da sociedade onde vive. Enfim, todos os entrevistados concordaram que a disciplina contribui para a sua autonomia e emancipação. Em nossas considerações finais destacamos que a Disciplina de Filosofia no Ensino Médio e as ações dos professores nessa disciplina não são apenas prelúdios para um grande projeto público de transformação, mas, de fato, são elas mesmas continuas “com” e “nessa” mesma transformação. Assim, a necessidade de mudança, que é o desafio maior da educação, responde a essa urgente demanda, evidenciando os sujeitos – alunos e professores do ensino de Filosofia - como coparticipantes da construção do seu conhecimento e da transformação social. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,17 Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
| Título: dc.title | CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO AUTÔNOMA E EMANCIPADA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Jean Carlos.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642458/2/Dissertação Jean Carlos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons