REFLEXÕES SOBRE PROJETO DE VIDA E SUA CONSTRUÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA EXISTENCIALISTA DE SARTRE JUNTO A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarneiro, Cleyton Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T20:44:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T20:44:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Cleytonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642457-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho situa a discussão nos campos da filosofia existencialista de Sartre e sua contribuição para a educação dos jovens por meio da Disciplina de Filosofia, como um dos pontos do conteúdo programático, para os alunos do ensino médio que, por estarem em fase de desenvolvimento, necessitam dessa discussão para que haja a possibilidade de sua compreensão sobre a dimensão ontológica do para si, as noções de liberdade, de ética e da existência humana, para fins de entendimento da própria existência. No início discutiremos sobre ontologia e existencialismo no contexto histórico sob o ponto de vista sartreano, bem como suas principais categorias: liberdade, ser-em-si, ser-para-si, ser-com-outros; objetivando compreender e articular os conceitos fundamentais do existencialismo, como forma de facilitação para o entendimento da relação entre o seu pensamento e a formação humana com o desafio da ressignificação existencial. Por fim, iremos fazer uma análise, por meio de questionário aberto, aplicado a alunos do ensino médio, para verificar até que ponto a teoria existencialista de Sarte pode contribuir para a sua compreensão acerca das categorias supracitadas. Em suma, objetivamos perceber/demonstrar como o existencialismo sartreano, por meio do ensino de Filosofia na escola, pode contribuir para a reflexão, conscientização e para as escolhas do aluno e, consequentemente, para a construção de uma base moral e ética de suas próprias ações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,23 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExistencialismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConscientizaçãopt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES SOBRE PROJETO DE VIDA E SUA CONSTRUÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA EXISTENCIALISTA DE SARTRE JUNTO A ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons