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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro, Cleyton Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T20:44:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T20:44:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Cleyton | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642457 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho situa a discussão nos campos da filosofia existencialista de Sartre e sua contribuição para a educação dos jovens por meio da Disciplina de Filosofia, como um dos pontos do conteúdo programático, para os alunos do ensino médio que, por estarem em fase de desenvolvimento, necessitam dessa discussão para que haja a possibilidade de sua compreensão sobre a dimensão ontológica do para si, as noções de liberdade, de ética e da existência humana, para fins de entendimento da própria existência. No início discutiremos sobre ontologia e existencialismo no contexto histórico sob o ponto de vista sartreano, bem como suas principais categorias: liberdade, ser-em-si, ser-para-si, ser-com-outros; objetivando compreender e articular os conceitos fundamentais do existencialismo, como forma de facilitação para o entendimento da relação entre o seu pensamento e a formação humana com o desafio da ressignificação existencial. Por fim, iremos fazer uma análise, por meio de questionário aberto, aplicado a alunos do ensino médio, para verificar até que ponto a teoria existencialista de Sarte pode contribuir para a sua compreensão acerca das categorias supracitadas. Em suma, objetivamos perceber/demonstrar como o existencialismo sartreano, por meio do ensino de Filosofia na escola, pode contribuir para a reflexão, conscientização e para as escolhas do aluno e, consequentemente, para a construção de uma base moral e ética de suas próprias ações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,23 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Existencialismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conscientização | pt_BR |
Título: dc.title | REFLEXÕES SOBRE PROJETO DE VIDA E SUA CONSTRUÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA EXISTENCIALISTA DE SARTRE JUNTO A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Cleyton.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642457/2/Dissertação Cleyton.pdfDownload |
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