Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, José Eltondion de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T20:27:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T20:27:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Eltondion | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642456 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo geral entender como o ensino de filosofia nas escolas pode auxiliar no combate aos discursos da pós-verdade, e como objetivos específicos buscou-se caracterizar o discurso da pós-verdade como um delírio coletivo e como uma forma de dominação ideológica; identificar as implicações da pós-verdade da educação a partir da análise das fontes bibliográficas elegidas; explicitar o caráter crítico e reflexivo da filosofia na formação dos alunos. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com análise documental. Para levar a cabo a investigação, procedeu-se a uma revisão da literatura pela qual se optou. Entendemos que o ensino de filosofia no ensino médio tem uma grande contribuição para combater, senão minimizar, o avanço da pós-verdade e, isso já é feito pela própria existência da disciplina no currículo do ensino médio, bom como realizar a emancipação humana e social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,03 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-Verdade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FILOSOFIA E O COMBATE À PÓS-VERDADE: PENSAMENTO REFLEXIVO E EMANCIPAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Eltondion.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642456/2/Dissertação Eltondion.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons