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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Tamara da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-19T21:46:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-19T21:46:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Tamara | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642451 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objeto a analise da possibilidade de se filosofar a partir de romances no Ensino Médio. E caminho para o filosofar o partir de algum lugar. E esse lugar e espaço para questionamentos que muitas vezes já foram formulados por outros filósofos em tempos pretéritos. E o constante amor ou amizade pelo saber. O formular questões filosóficas e basilar no filosofar, no ensinar filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica da relação entre Filosofia e Literatura em Deleuze, Guatarri, Sabato e Todorov observou-se não só a possibilidade da interdisciplinaridade como também a sua urgência no meio juvenil. Partir da leitura de um romance para o filosofar pode ser um caminho para criarmos condições de possibilidades para os alunos do ensino médio observarem a filosofia para além da memorização de conteúdos. Ao lermos um romance, vivenciamos silenciosa e coletivamente as subjetividades das personagens, os quais proporcionam-nos o formular de questões e a busca de respostas. Para os jovens, acompanhar uma estória, observar o seu enredo no tempo e espaço, ficar tenso com o clímax e esperar um possível final seria um caminho para pensar questões que são próprias dos seres humanos. Na trama romanesca floresce também os problemas humanos observados na realidade, além de oportunizar a observação de subjetividades, as quais também atraem os jovens. A literatura e importante para despertar não só o gosto pela leitura de um bom romance, como também, e a partir dela, para refletirmos sobre conceitos filosóficos que dizem respeito ao bem viver no mundo. Nesse sentido, o Clube de Leitura Sophrosýne, busca proporcionar a leitura romanesca como o caminho para o filosofar. Visa também criar um ambiente coletivo e interdisciplinar para a leitura e argumentação filosóficas a partir de romances, além de fomentar a autonomia juvenil. Para nossa coleta de dados utilizaremos a metodologia pesquisa-acão bem como também a aplicação de um questionário entre os integrantes e ex-integrantes do projeto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,28 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | pt_BR |
Título: dc.title | CLUBE DE LEITURA SOPHROSÝNE: A LEITURA ROMANESCA COMO CAMINHO PARA O FILOSOFAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Tamara.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642451/2/Dissertação Tamara.pdfDownload |
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