CLUBE DE LEITURA SOPHROSÝNE: A LEITURA ROMANESCA COMO CAMINHO PARA O FILOSOFAR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Tamara da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-19T21:46:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-19T21:46:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Tamarapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642451-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto a analise da possibilidade de se filosofar a partir de romances no Ensino Médio. E caminho para o filosofar o partir de algum lugar. E esse lugar e espaço para questionamentos que muitas vezes já foram formulados por outros filósofos em tempos pretéritos. E o constante amor ou amizade pelo saber. O formular questões filosóficas e basilar no filosofar, no ensinar filosofia. A partir de uma revisão bibliográfica da relação entre Filosofia e Literatura em Deleuze, Guatarri, Sabato e Todorov observou-se não só a possibilidade da interdisciplinaridade como também a sua urgência no meio juvenil. Partir da leitura de um romance para o filosofar pode ser um caminho para criarmos condições de possibilidades para os alunos do ensino médio observarem a filosofia para além da memorização de conteúdos. Ao lermos um romance, vivenciamos silenciosa e coletivamente as subjetividades das personagens, os quais proporcionam-nos o formular de questões e a busca de respostas. Para os jovens, acompanhar uma estória, observar o seu enredo no tempo e espaço, ficar tenso com o clímax e esperar um possível final seria um caminho para pensar questões que são próprias dos seres humanos. Na trama romanesca floresce também os problemas humanos observados na realidade, além de oportunizar a observação de subjetividades, as quais também atraem os jovens. A literatura e importante para despertar não só o gosto pela leitura de um bom romance, como também, e a partir dela, para refletirmos sobre conceitos filosóficos que dizem respeito ao bem viver no mundo. Nesse sentido, o Clube de Leitura Sophrosýne, busca proporcionar a leitura romanesca como o caminho para o filosofar. Visa também criar um ambiente coletivo e interdisciplinar para a leitura e argumentação filosóficas a partir de romances, além de fomentar a autonomia juvenil. Para nossa coleta de dados utilizaremos a metodologia pesquisa-acão bem como também a aplicação de um questionário entre os integrantes e ex-integrantes do projeto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,28 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDidáticapt_BR
Título: dc.titleCLUBE DE LEITURA SOPHROSÝNE: A LEITURA ROMANESCA COMO CAMINHO PARA O FILOSOFARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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